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dc.contributor.advisorMartins, Maria de Fátima Duarte
dc.creatorMartins, Nádia Regina Barcelospt_BR
dc.date.accessioned2017-07-11T20:34:40Z
dc.date.available2017-07-11
dc.date.available2017-07-11T20:34:40Z
dc.date.issued2016-07-07
dc.identifier.citationMARTINS, Nádia Regina Barcelos. Quando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPEL. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2016.
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3628
dc.description.abstractThis thesis, written for the Professional Graduate Program on the Teaching of Mathematics (PPGECM / FAE / UFPEL), describes the school life of four former students from the Elementary School Mário Meneghetti, located in the neighborhood Getulio Vargas in the suburb of Pelotas /RS, who are now college students taking a bachelor's teaching degree in Mathematics at the Federal University of Pelotas (UFPEL). The research intends to present the successful educational outcomes of such students by analyzing their learning experiences in a public education environment considered to be less qualified and even violent. Their experiences were read in the light of Bronfenbrenner's Ecological Systems Theory of Development, as well as Lahire's reasons for the unlikely school success of lower class students, Abramovay's ideas for school violence and Charlot's paradoxical success theoretical framework. This is a qualitative study carried out by means of semi-structured interviews used to know the story of those students' school life and admission in college. The results found showed that living and studying in a violent neighborhood did not influence negatively the students' dream of going to university. They also considered their public school teachers and family as the main protagonists of their academic achievement. The public school was acknowledged to be responsible for the learning that led them to higher education, more specifically to the teaching degree in Mathematicspt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSuccesspt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleQuando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPELpt_BR
dc.title.alternativeWhen two plus two equals more than four: successful stories of suburban school students attending a bachelor's teaching degree in Mathematics at UFPELpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1361153188539666pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2584306564128916pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação do PPGECM/FAE/UFPEL descreve a trajetória escolar de quatro ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Mário Meneghetti, situada no bairro Getúlio Vargas da periferia da cidade de Pelotas/RS, que hoje são acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A pesquisa tem como objetivo apresentar a experiência de sucesso destes alunos, antes estudantes de escola pública em região considerada violenta e hoje graduandos de um curso superior, analisando suas vivências nos ambientes de aprendizagem por que passaram. Relacionou-se suas experiências com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner, com o referencial teórico de Lahire sobre as razões do improvável – quando alunos de classe baixa chegam à universidade -, com a violência escolar de Abramovay e com os êxitos paradoxais de Charlot. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que valeu-se de entrevistas semiestruturadas para conhecer a trajetória da vida escolar dos acadêmicos até sua entrada na universidade. Os resultados encontrados permitiram concluir que a vivência em um bairro considerado violento, onde os estudantes residem e estudaram, não influenciou negativamente seus sonhos de chegar à universidade. Os acadêmicos consideram suas famílias e os professores da escola pública onde estudaram os principais protagonistas por sua chegada à graduação. A escola municipal foi responsável pelas aprendizagens que os permitiram ingressar no ensino superior, mais precisamente ao Curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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