Mostrar el registro sencillo del ítem
Quando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPEL
dc.contributor.advisor | Martins, Maria de Fátima Duarte | |
dc.creator | Martins, Nádia Regina Barcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-11T20:34:40Z | |
dc.date.available | 2017-07-11 | |
dc.date.available | 2017-07-11T20:34:40Z | |
dc.date.issued | 2016-07-07 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Nádia Regina Barcelos. Quando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPEL. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2016. | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3628 | |
dc.description.abstract | This thesis, written for the Professional Graduate Program on the Teaching of Mathematics (PPGECM / FAE / UFPEL), describes the school life of four former students from the Elementary School Mário Meneghetti, located in the neighborhood Getulio Vargas in the suburb of Pelotas /RS, who are now college students taking a bachelor's teaching degree in Mathematics at the Federal University of Pelotas (UFPEL). The research intends to present the successful educational outcomes of such students by analyzing their learning experiences in a public education environment considered to be less qualified and even violent. Their experiences were read in the light of Bronfenbrenner's Ecological Systems Theory of Development, as well as Lahire's reasons for the unlikely school success of lower class students, Abramovay's ideas for school violence and Charlot's paradoxical success theoretical framework. This is a qualitative study carried out by means of semi-structured interviews used to know the story of those students' school life and admission in college. The results found showed that living and studying in a violent neighborhood did not influence negatively the students' dream of going to university. They also considered their public school teachers and family as the main protagonists of their academic achievement. The public school was acknowledged to be responsible for the learning that led them to higher education, more specifically to the teaching degree in Mathematics | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Success | pt_BR |
dc.subject | Human development | pt_BR |
dc.subject | Violence | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.title | Quando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPEL | pt_BR |
dc.title.alternative | When two plus two equals more than four: successful stories of suburban school students attending a bachelor's teaching degree in Mathematics at UFPEL | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1361153188539666 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2584306564128916 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação do PPGECM/FAE/UFPEL descreve a trajetória escolar de quatro ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Mário Meneghetti, situada no bairro Getúlio Vargas da periferia da cidade de Pelotas/RS, que hoje são acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A pesquisa tem como objetivo apresentar a experiência de sucesso destes alunos, antes estudantes de escola pública em região considerada violenta e hoje graduandos de um curso superior, analisando suas vivências nos ambientes de aprendizagem por que passaram. Relacionou-se suas experiências com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner, com o referencial teórico de Lahire sobre as razões do improvável – quando alunos de classe baixa chegam à universidade -, com a violência escolar de Abramovay e com os êxitos paradoxais de Charlot. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que valeu-se de entrevistas semiestruturadas para conhecer a trajetória da vida escolar dos acadêmicos até sua entrada na universidade. Os resultados encontrados permitiram concluir que a vivência em um bairro considerado violento, onde os estudantes residem e estudaram, não influenciou negativamente seus sonhos de chegar à universidade. Os acadêmicos consideram suas famílias e os professores da escola pública onde estudaram os principais protagonistas por sua chegada à graduação. A escola municipal foi responsável pelas aprendizagens que os permitiram ingressar no ensino superior, mais precisamente ao Curso de Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações