Do monopólio a à espetacularização da cultura: uma análise do processo de empresarização dos Centros de Tradições Gaúchas
Resumo
O objetivo desta dissertação foi analisar o processo de empresarização das invernadas artísticas adulta de três Centros de Tradições Gaúchas da 26º Região Tradicionalista. De acordo com Oliven (2006), as tradições gaúchas são inspiradas na figura do gaúcho como homem livre e errante. E, considerando os escritos de Hobsbawm (2008), tais tradições foram inventadas de forma a refletir adaptações sociais e construção de signos culturais. Através de uma pesquisa com abordagem predominantemente quantitativa para análise dos Centros de Tradições Gaúchas, foram reunidas informações relativas a percepção dos integrantes das invernadas artísticas através de questionário elaborado para este fim. Foi utilizada uma escala Likert de cinco pontos para classificação das afirmativas pelos integrantes dos grupos de dança. Os resultados foram analisados à luz da teoria da empresarização de Solè (2004, 2008), tendo como categorias de análise a relação de concorrência (POLANYI, 2000) e a relação de consumo (BAUDRILLARD, 2008). Os escores encontrados na pesquisa indicaram a presença de traços característicos de uma empresa nas três organizações estudadas, existindo uma maior influência da relação de consumo no processo de empresarização.
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