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dc.creatorKlinger, Cristiano Pintopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T12:47:15Z
dc.date.available2018-08-02T12:47:15Z
dc.date.issued2018-06-20
dc.identifier.citationKLINGER, Cristiano Pinto. Relação entre orientação estratégica, diferenciação competitiva e desempenho organizacional: um estudo das vitiviniculturas brasileiras. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Faculdade de Administração e Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4102
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to analyze the relationship between strategic orientation, competitive differentiation and performance in wine companies in Brazil. The type of research used was quantitative, and the strategy developed was a survey. The universe comprised all the wineries in Brazil linked to representative entities, obtaining a sample by pertinence of 123 companies, being from different Brazilian states, representing Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco and Bahia. For the analysis of the data, in the first moment, the confirmatory factorial analysis was used, seeking to verify how well the variables measured the construct, considering that the behavior formed a dichotomous database, the software Mplus, version 6, for data processing. Then, the structural equation modeling was performed to test formulated hypotheses. It was identified that the strategic orientation influences in the decision making directed to the competitive differentiation and, having these impacts in the performance of the Brazilian wine industry. It was possible to identify that the strategic orientation analyst is antagonistic to the process of competitive differentiation in the companies. On the other hand, the defensive strategic orientation has an indefinite relation with the competitive differentiation. It has also been verified that the relationship confirmed between the differentiation in the impact of business performance, as demonstrated by the practices of the wineries in the search for products and processes that generate results higher than the current ones. As a suggestion for future work, it is suggested the analysis of the relation between the construct strategic orientation and the tourist capacity, comparison with other regions and countries, in particular Lombardy in Italy, for the territorial development presented.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectOrientação estratégicapt_BR
dc.subjectDiferenciação competitivapt_BR
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_BR
dc.subjectVitiviniculturapt_BR
dc.subjectStrategic orientationpt_BR
dc.subjectCompetitive differentiationpt_BR
dc.subjectOrganizational performancept_BR
dc.subjectViticulturept_BR
dc.titleRelação entre orientação estratégica, diferenciação competitiva e desempenho organizacional: estudo no setor vitivinícola brasileiropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0142142957299344pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8935092122290271pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi analisar o relacionamento entre a orientação estratégica, a diferenciação competitiva e o desempenho, em empresas vinícolas no Brasil. O tipo de pesquisa utilizada foi a quantitativa, sendo que a estratégia desenvolvida foi a survey. O universo compreendeu todas as vinícolas do Brasil vinculadas a entidades representativas, obtendo uma amostra por pertinência de 123 empresas, sendo de diferentes estados brasileiros, com representatividade do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Bahia. Para a análise dos dados, em um primeiro momento, foi utilizada a análise fatorial confirmatória, buscando verificar o quão bem as variáveis mediam o construto, tendo em vista que o comportamento formou uma base de dados dicotômica, utilizou-se o software Mplus, versão 6, para tratamento dos dados. Na sequência, realizou-se a modelagem de equações estruturais para o teste de hipóteses formuladas. Identificou-se que a orientação estratégica influencia na tomada de decisões direcionadas a diferenciação competitiva e, tendo estes impactos no desempenho da indústria vinícola brasileira. Foi possível identificar que a orientação estratégica analista é antagônica ao processo de diferenciação competitiva nas empresas. Já a orientação estratégica defensora apresenta uma relação indefinida com a diferenciação competitiva. Ainda se verificou que a relação confirmada entre a diferenciação no impacto do desempenho do negócio, como demonstrado pelas práticas das vinícolas na busca por produtos e processos que gerem resultado superior aos atuais. Como sugestão para trabalhos futuros, sugere-se a análise da relação do construto orientação estratégica com a capacidade turística, comparação com outras regiões e países, em particular a Lombardia na Itália, pelo desenvolvimento territorial apresentado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Elvis Silveirapt_BR


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