Potencialidades e desafios ao desenvolvimento de um município: a construção de um indicador de sustentabilidade para São Lourenço do Sul
Resumo
Em São Lourenço do Sul, o plano diretor municipal foi criado de forma integrada a Agenda 21 local, em um processo participativo, colaborativo e descentralizador, que permitiu gerar um documento que considerou os principais anseios dos habitantes desse município para o seu desenvolvimento.
Com base nisso, esse trabalho teve como objetivo elaborar um indicador de sustentabilidade utilizando o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável e a Agenda 21 de São Lourenço do Sul, para gerar um instrumento de avaliação e de acompanhamento de políticas públicas e do progresso do
município em direção ao desenvolvimento sustentável. Assim, foi realizada uma abordagem quali-quantitativa e descritiva, viabilizada por meio da aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão e a avaliação, que permitiu interpretar essas prioridades e criar um instrumento de avaliação que considerasse as peculiaridades locais. Como resultados, foram identificadas as prioridades municipais para as áreas de interesse economia, social e ambiental visando a sustentabilidade; foram criados critérios de avaliação; foram avaliados de forma local e global 18 descritores; foram analisados os dados disponíveis sobre o município e foi gerado o índice de sustentabilidade municipal. Aspectos que ganharam destaque com essas análises foram a escassa disponibilidade de dados sobre o município, a grande variação temporal entre os dados e a baixa credibilidade de algumas informações.
Quanto ao resultado do indicador, São Lourenço do Sul obteve como resultado 37,82% de progresso em direção a sustentabilidade de seu desenvolvimento. Todas as áreas de interesse apresentaram baixa contribuição, entretanto, a área de interesse ambiental foi a que mais positivamente contribuiu com esse resultado, enquanto a área de interesse social foi a que contribuiu menos positivamente para esse resultado. Os critérios de avaliação que apresentaram melhor desempenho foram educação, conservação e agricultura, em contraponto, os critérios com resultados mais baixos foram serviços públicos para a zona rural, turismo e saúde.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: