Show simple item record

dc.contributor.advisorOliveira, Neiva Afonso
dc.creatorKoga, Ana Lúcia
dc.date.accessioned2019-03-08T14:45:07Z
dc.date.available2019-03-06
dc.date.available2019-03-08T14:45:07Z
dc.date.issued2018-09-14
dc.identifier.citationKOGA, Ana Lúcia. O conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4251
dc.description.abstractOn the current research, it is intended to enlarge the theme related to the concept of perfectibility on Jean-Jacques Rousseau's Pedagogy. Beyond the epistemological meanings on the concept of perfectibility, the attempt was identifying what the author conceives in relation to the human capacity of improving himself, in his pedagogical project: Emile, or On Education (1762). The concept of perfectibility was first discussed in his Discourse on the Origin and Foundations of Inequality among Men (1754). There, the first ambiguous and ambivalent meanings of perfectibility or human corruption emerged. Through a hermeneutical reading, we made a discussion about the nexus between these two works in relation to the proposed theme. The quest which guided the direction of the investigative process fell upon the following general question: in what consists perfectibility as a concept of Jean-Jacques Rousseau’s pedagogy? The investigative process started from the hypothesis that the conception of perfectibility according to Rousseau has it is origin on the transition of “man" to the process of human socialization. It was identified that the core of Rousseau’s thinking about human formation lies on human's capacity of being social, in other words, moral education and politics. In this meaning, as a result of the research, it was shown that through the comprehension of the ambivalent, universal and undetermined specificity, it is possible to understand the concept, and further than that, we can find viability for the incorporated politics and education, both as indispensable processes for the ideal human formation: as pedagogical ideas going on the direction of perfectibility.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPerfectibilidadept_BR
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupt_BR
dc.subjectPerfectibilitypt_BR
dc.subjectCorruptionpt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectMoral educationpt_BR
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupt_BR
dc.titleO conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau.pt_BR
dc.title.alternativeThe concept of perfectibility on Jean-Jacques Rousseau's Pedagogy.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9399534711835575pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7408879749508088pt_BR
dc.description.resumoNa presente pesquisa, tencionou-se ampliar a temática relacionada a tratar o conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau. Para além dos significados epistemológicos do conceito de perfectibilidade, o intento foi o de identificar o que o autor concebe a respeito de capacidade humana de aperfeiçoar -se, em seu projeto pedagógico, no Emílio ou da Educação (1762). O conceito de perfectibilidade foi tematizado primeiro no seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1754). Surge ali o caráter ambíguo e ambivalente de perfectibilidade ou corrupção humanas. Através de uma leitura hermenêutica, fizemos uma discussão a respeito do nexo entre essas duas obras em relação ao tema proposto. A questão que orientou o sentido do processo de investigação incidiu na seguinte pergunta geral: em que consiste o conceito de perfectibilidade na pedagogia de Jean-Jacques Rousseau? O processo investigativo partiu da hipótese de que a concepção de perfectibilidade para Rousseau tem origem na passagem do homem para o processo de socialização humana. Identificou-se que o núcleo do pensamento rousseauniano de formação humana repousa na capacidade de sociabilidade do ser humano, ou seja, educação moral e política. Como resultado da pesquisa, explicitou-se que por meio do caráter ambivalente, universal e indeterminado da perfectibilidade, permite-se a compreensão do conceito e, mais do que isso, encontra-se viabilidade para a educação e a política coadunados, como processos indispensáveis para a formação humana ideal, ou seja, como ideias pedagógicas em direção à perfectibilidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record