Consumo de produtos sustentáveis: indicadores que antecedem a disposição a pagar
Fecha
2018-07-05Autor
Silva, Victor Henrique Medronha
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A temática do desenvolvimento sustentável vem sendo integrada a agenda de pesquisadores na busca por um modelo de desenvolvimento que não comprometa o atendimento das necessidades das gerações futuras. O comportamento de compra dos consumidores, além dos fatores que o antecedem, tem se destacado como elemento chave para a adoção de processos produtivos mais sustentáveis. A disposição a pagar (DAP) por produtos sustentáveis, além de forte indicativo da percepção de valor por parte dos consumidores, pode ser vista como uma importante ferramenta estratégica na busca por vantagens competitivas. O que se pretende neste estudo é identificar quais os construtos que se relacionam positivamente com este comportamento de compra e como se dão as interações entre estes na formação da DAP dos consumidores por produtos sustentáveis. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa quantitativa, pela técnica survey, onde foram entrevistados 216 consumidores em diferentes pontos comerciais da cidade de Pelotas/RS. Como resultado, foi possível estabelecer um instrumento capaz de mensurar a DAP dos consumidores por produtos sustentáveis. Além disso, foi confirmado que o estilo de vida saudável possui relação positiva com a consciência ambiental dos consumidores, que por sua vez possui relação positiva com a DAP.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: