Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
dc.creatorSilva, Gabriel Souza Germann da
dc.date.accessioned2019-04-26T12:35:36Z
dc.date.available2019-04-25
dc.date.available2019-04-26T12:35:36Z
dc.date.issued2018-05-03
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Souza Germann da. Professores e a utilização das tecnologias digitais interativas: perspectivas para a sala de aula. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4374
dc.description.abstractIt was desired to investigate in this displayed research how teachers who work in public schools of Pelotas - RS express themselves in regard to the use of interactive digital technologies in their classes. Technology is known to be increasingly present in everyday life and to provoke significant changes in the way people t hink and act in the school environment. Therefore, this research aims at comprehending the teachers’ pedagogical proposal when making use of these technologies to develop content in their classrooms. For some authors, technology is considered to be a resource used in order to solve problems if needs be. Inside the classroom, however, there could be a different perspective. Through quasi-structured interviews with 4 public school teachers, it is perceived that, promptly, most times, the teachers are not able to use any kind of interactive technology. Either because the schools do not share the contact of the students that have gadgets available to them, or because the teachers themselves are uncertain about how to make use of technology in a way that their content is relevant and engaging for the students. What happens is that in spite of the schools giving access to spaces with an array of technological gadgets and access to the internet (such as computer labs, laptops, tablets), the teachers are still making use of these devices as tools for presenting a given content, displaying images, or even showing content in video format in order to facilitate it for the students. This does not show a significant pedagogical proposal that makes the use of interactional digital technologies a plus for the acquisition of these contents. It has been observed that discussions regarding the use of interactional digital technologies and how to transform them into an important didactic resource are still far from schools and their teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais interativaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectInteractive technologiespt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectPedagogical proposalpt_BR
dc.titleProfessores e a utilização das tecnologias digitais interativas: perspectivas para a sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeTeachers and an application of interactive digital technologies: perspectives for a classroompt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9804901154265745pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.description.resumoNa pesquisa aqui apresentada buscou-se compreender como os professores de escolas da rede pública da cidade de Pelotas - RS expressam-se sobre o uso das tecnologias digitais interativas em suas aulas. Sabendo-se que as tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas no dia-a-dia e que elas provocam significativas transformações nos modos de pensar e agir nos sujeitos inseridos no contexto escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender qual é a proposta pedagógica dos professores quando utilizam-se das tecnologias digitais interativas para desenvolver conteúdos em suas aulas. Para alguns autores, tecnologia é considerada como um recurso que tem como objetivo resolver problemas de acordo a dada necessidade. Entretanto na sala de aula a perspectiva poderá ser diferente. Através de entrevistas semiestruturadas com quatro professores que atuam na escola básica percebeu-se a priori que o professor, muitas vezes, não tem possibilidades de usar as tecnologias interativas, ou porque a escola pouco disponibiliza o contato dos alunos e estudantes com esses aparatos, ou porque o professor tem dúvidas de como utilizá-las para que seu ensino seja relevante e provoque os alunos a serem participantes na sua construção. O que acontece é que, por mais que as escolas tenham disponibilizado os espaços com muitos aparatos tecnológicos e acesso à rede de internet como laboratórios de informática e aparelhos digitais como notebook, tablets entre outros, o professores ainda utilizam esses aparelhos como ferramentas que auxiliam na apresentação de determinado conteúdo, para exposição de imagens ou mesmo apresentação dos conteúdos na forma de vídeos que possibilitam a compreensão por parte dos alunos, e não como uma proposta pedagógica que diferencia o aprendizado destes. Observou-se que as discussões de cunho pedagógico sobre a utilização das tecnologias digitais interativas ainda estão longe das escolas e dos professores na perspectiva de se transformarem em um importante recurso didático.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples