dc.contributor.advisor | Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves | |
dc.creator | Rosa, Thaiany D’Avila | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T20:22:42Z | |
dc.date.available | 2019-04-29 | |
dc.date.available | 2019-04-29T20:22:42Z | |
dc.date.issued | 2018-03-13 | |
dc.identifier.citation | ROSA. Thaiany D´Avila. Educação Inclusiva: As Perspectivas das Estagiárias de Pedagogia sobre a sua Formação. 2018. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4384 | |
dc.description.abstract | This master's degree study is added to the research line: Teacher Training, Teaching, Processes and Educational Practices, of the Post-Graduation Program in Education at FaE - UFPel. The objective of this study was to investigate the perspective of the interns of the Nocturnal Course of Pedagogy of the Federal University of Pelotas, in the constitution of their formation to work in inclusive classes, also intending to investigate the conception of the interns on inclusion; to analyze how interns characterize the training process regarding the inclusion; to identify possible interns' limitations in the training process to deal with inclusion and to recognize possible positive and negative evidences of the interns' training process to act with inclusion. The work consisted of a descriptive research with a qualitative approach. The subjects participating in the research were sixteen interns, graduated from the ninth semester of the nocturnal course of Pedagogy of UFPel, 2016/2. The instruments used were a
semi-structured questionnaire and a semi -structured interview, both with open questions. The analyses were based on the perspective of Bardin (2009). The theoretical contributions were based mainly on the following authors: Mantoan (2013), Carvalho (2004), Sassaki (2006), Saviani (2009), Garcia (1995), Nóvoa (1995), Feldkercher (2010), Pimenta (2006) and Lima (2009). From the analysis of the data,
in general, it can be concluded that the interns of the nocturnal course of Pedagogy reflect on their formation, debating on the inclusion, although they highlight the lack of practices and theories that deepen this theme. The final stage of the course came as a support for rethinking the training for possibilities of continuity in the search for new knowledge about inclusion. In the same way, they all understand the relevance of the theme Inclusive Education for teacher training. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Estagiárias | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Interns | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva : as perspectivas das estagiárias de pedagogia sobre a sua formação | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive education: the Perspectives of Pedagogy Trainees on their Formation. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464997499455138 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0468641258337595 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo de mestrado agrega-se à linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas, do Programa de Pós -Graduação em Educação da FaE – UFPel. Tem como objetivo geral analisar a perspectiva das estagiárias do curso noturno de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas sobre sua formação para a atuar em classes inclusivas. Tenciona, também, investigar a concepção das estagiárias sobre inclusão; como caracterizam o processo de formação no tocante à inclusão, destacando possíveis evidências (positivas e negativas); dentre outros. O trabalho assume princípios de uma pesquisa descritiva. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado e uma entrevista semiestruturada, ambos com questões abertas. Os sujeitos participantes da pesquisa são dezesseis estagiárias, concluintes do nono semestre do curso noturno de Pedagogia da UFPel, 2016/2.Tivemos como base das análises a abordagem qualitativa, orientada pela análise de conteúdo de Badin (2009). Os aportes teóricos sustentam-se, principalmente, nos seguintes autores: Mantoan (2015), Carvalho (2004), Sassaki (2006), Saviani (2009), Garcia 1995), Nóvoa (1995), Feldkecher (2010), Pimenta (2006) e Lima (2009). A partir das análises dos dados, de
forma geral, concluímos que as estagiárias do curso de Pedagogia Noturno refletem sobre a sua formação, debatendo sobre a inclusão, ainda que ressaltem a carência de práticas e de teorias que aprofundem tal tema. O estágio final do curso veio como um suporte para repensar a formação para possibilidades de continuidade na busca de novos conhecimentos sobre inclusão. Da mesma forma, todas compreendem a relevância do tema Educação Inclusiva para a formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |