Show simple item record

dc.contributor.advisorVieira, Jarbas Santos
dc.creatorSchneider, Daniela da Cruz
dc.date.accessioned2019-05-02T23:15:26Z
dc.date.available2019-05-02
dc.date.available2019-05-02T23:15:26Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Daniela da Cruz. Da feitura de si : por um gesto artístico na formação. 2018. 77 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4395
dc.description.abstractThis thesis proposes the self-making as a process of self-formation that takes art's way of working, proposing an artistic gesture in the formation of the teacher. It is an attitude towards training, which is driven by the thread of a care, which is careful with the ways of working itself. It is proposed to write the itself that is a teacher, composing materials from conceptual studies in the interlocution with 4 artistic gestures: leap into the void, by Yves Klein, proposing the experimentation of oneself as a mode of formation process that approaches the work processes of art; The performance by Marina Abramovic and Ulay, Imponderabilia, as a way to affirm the itself as a body; Asterism, by Gabriel Orozco exercises the attitude of taking possession of himself, to constitute himself lord of the experiences themselves; The production system, by Lia Menna Barreto, leads to a self that is artistically constituted, through the notion of cultivation and formation as enlargement of itself. The formation as an embroidery machine, forwarding to the defense of the constitution of a teaching ethos that does through the making of itself. Conceptually, it exercises himself by the late thought of Michel Foucault, basing it on the ethics of self-care. It seeks clues there where it pleaded an aesthetic of existence, in the way of life of the ancient Greeks, in which the ethics were proposed by means of an occupation of oneself, reflecting a framework of attitudes of self-care, proposing life as a piece of art.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação ética-estéticapt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectFeitura de sipt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectEthic-aesthetic formationpt_BR
dc.subjectCare of itselfpt_BR
dc.subjectMaking of itselfpt_BR
dc.titleDa feitura de si: por um gesto artístico na formação.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2781742033248654pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Rosana aparecida
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062001367510474pt_BR
dc.description.resumoEssa tese a feitura de si como processo de formação de si que toma da arte o seu modo de trabalho, propondo um gesto artístico na formação do si docente. Trata-se de uma atitude frente à formação, que se conduz pelo fio de um cuidado, que é cuidado com os modos de laboração de si mesmo. Propõe-se a escrever o si que se constitui docente, compondo matérias oriundas de estudos conceituais na interlocução com 4 gestos artísticos: salto para vazio, de Yves Klein, propondo a experimentação de si como modo de processo formativo que se aproxima dos processos de trabalho da arte; a performance de Marina Abramovic e Ulay, Imponderabilia, como disparadores para afirmar o si como corpo; Asterism, de Gabriel Orozco exercita a atitude de tomada de posse de si mesmo, de constituir-se senhor das próprias experiências; Sistema Produtivo, de Lia Menna Barreto, conduz para um si que se constitui artisticamente, por meio da noção de cultivo e da formação como alargamento de si. A formação como máquina de bordar, encaminhando para a defesa da constituição de um ethos docente que faz por meio da feitura de si. Conceitualmente, exercita-se pelo pensamento tardio de Michel Foucault, fundamentando-se na ética do cuidado de si. Busca pistas lá onde se pleiteou uma estética da existência, no modo de vida dos gregos antigos, em que a ética se propôs por meio de uma ocupação de si, refletindo um quadro de atitudes de cuidado de si, propondo a vida como obra de arte.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record