dc.contributor.advisor | Vieira, Jarbas Santos | |
dc.creator | Schneider, Daniela da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T23:15:26Z | |
dc.date.available | 2019-05-02 | |
dc.date.available | 2019-05-02T23:15:26Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.identifier.citation | SCHNEIDER, Daniela da Cruz. Da feitura de si : por um gesto artístico na formação. 2018. 77 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4395 | |
dc.description.abstract | This thesis proposes the self-making as a process of self-formation that takes art's way of working, proposing an artistic gesture in the formation of the teacher. It is an attitude towards training, which is driven by the thread of a care, which is careful with the ways of working itself. It is proposed to write the itself that is a teacher, composing materials from conceptual studies in the interlocution with 4 artistic
gestures: leap into the void, by Yves Klein, proposing the experimentation of oneself as a mode of formation process that approaches the work processes of art; The performance by Marina Abramovic and Ulay, Imponderabilia, as a way to affirm the itself as a body; Asterism, by Gabriel Orozco exercises the attitude of taking possession of himself, to constitute himself lord of the experiences themselves; The production system, by Lia Menna Barreto, leads to a self that is artistically constituted, through the notion of cultivation and formation as enlargement of itself. The formation as an embroidery machine, forwarding to the defense of the constitution of a teaching ethos that does through the making of itself. Conceptually, it exercises himself by the late thought of Michel Foucault, basing it on the ethics of self-care. It seeks clues there where it pleaded an aesthetic of existence, in the way of life of the ancient Greeks, in which the ethics were proposed by means of an occupation of oneself, reflecting a framework of attitudes of self-care, proposing life as a piece of art. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Formação ética-estética | pt_BR |
dc.subject | Cuidado de si | pt_BR |
dc.subject | Feitura de si | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Ethic-aesthetic formation | pt_BR |
dc.subject | Care of itself | pt_BR |
dc.subject | Making of itself | pt_BR |
dc.title | Da feitura de si: por um gesto artístico na formação. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2781742033248654 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fernandes, Rosana aparecida | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8062001367510474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa tese a feitura de si como processo de formação de si que toma da arte o seu modo de trabalho, propondo um gesto artístico na formação do si docente. Trata-se de uma atitude frente à formação, que se conduz pelo fio de um cuidado, que é cuidado com os modos de laboração de si mesmo. Propõe-se a escrever o si que se constitui docente, compondo matérias oriundas de estudos conceituais na
interlocução com 4 gestos artísticos: salto para vazio, de Yves Klein, propondo a experimentação de si como modo de processo formativo que se aproxima dos processos de trabalho da arte; a performance de Marina Abramovic e Ulay, Imponderabilia, como disparadores para afirmar o si como corpo; Asterism, de Gabriel Orozco exercita a atitude de tomada de posse de si mesmo, de constituir-se
senhor das próprias experiências; Sistema Produtivo, de Lia Menna Barreto, conduz para um si que se constitui artisticamente, por meio da noção de cultivo e da formação como alargamento de si. A formação como máquina de bordar, encaminhando para a defesa da constituição de um ethos docente que faz por meio da feitura de si. Conceitualmente, exercita-se pelo pensamento tardio de Michel
Foucault, fundamentando-se na ética do cuidado de si. Busca pistas lá onde se pleiteou uma estética da existência, no modo de vida dos gregos antigos, em que a ética se propôs por meio de uma ocupação de si, refletindo um quadro de atitudes de cuidado de si, propondo a vida como obra de arte. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |