dc.contributor.advisor | Bussoletti, Denise Marcos | |
dc.creator | Ribeiro, Angelita Soares | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:18:09Z | |
dc.date.available | 2019-05-06 | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:18:09Z | |
dc.date.issued | 2018-04-17 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Angelita Soares. Imagens embriagadas: a cruzada das crianças - Barbárie e reencantamento do mundo. 2018. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4424 | |
dc.description.abstract | Through an children’s picture collection collection who passed through the Patronato Agrícola Visconde da Graça (PAVG) – founded in 1923 within a civilizational, moral and positivist project in force in the advent of the Brazilian republic –, the thesis defended here is based on the contributions of Walter Benjamin about the barbarism that goes through history like lightning, and the surrealist movement in its intoxicated ethical, aesthetic, and political criticism toward a (im) possible re-enchantment of the world. From a understanding of the history of images – from Aby Warburg to Georges Didi-Huberman - the children’s picture of the PAVG are presented as part of a Children's Crusade out of time and space and therefore survivor in a time symptomatic, conjugate in the (counter) rhythm of difference and the repetition of a unconscious of history. Through the surrealist montage, this thesis seeks to capture the flashing moments where the images take position and arise in the now of knowability, returning from everything that has been repressed in the history of childhood. Sustaining the thesis that the history’s images through childhood reveal themselves between barbarism and the re-enchantment of the world, the order and time of the history hitherto accepted is fragmented and reassembled in a great refusal of the bourgeois modern civilizational project destined to the poor childhood. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imagem dialética | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Dialectical image | pt_BR |
dc.subject | Allegory | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Imagens embriagadas: a cruzada das crianças - Barbárie e reencantamento do mundo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Images in drunkenness: the crusade of the children: Barbarism and re-enchantment of the world. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9597206287379462 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | Através de um acervo de fotografias de crianças que passaram pelo Patronato Agrícola Visconde da Graça (PAVG) – fundado em 1923 no interior de um projeto civilizatório, moral
e positivista vigente no advento da república brasileira –, a tese aqui defendida toma como
base as contribuições de Walter Benjamin acerca da barbárie que atravessa a história como
um raio e do movimento surrealista em sua embriagada crítica ética, estética e política na
direção de um (im)possível reencantamento do mundo. A partir de uma compreensão da história das imagens – de Aby Warburg a Georges Didi-Huberman –, as imagens das crianças do PAVG são apresentadas como parte de uma Cruzada das Crianças fora do tempo e do espaço e, por isso, sobrevivente em um tempo sintomático, conjugado no (contra) ritmo da diferença e da repetição de um inconsciente da história. Através da montagem surrealista, esta tese busca capturar os instantes lampejantes onde as imagens tomam posição e se levantam no agora da cognoscibilidade, retornando de tudo aquilo que vem sendo recalcado na história da infância. Sustentando a tese de que as imagens da história pela infância se revelam por entre a barbárie e o reencantamento do mundo, a ordem e o tempo da história até então acervada é fragmentada e remontada em uma grande recusa do projeto civilizatório moderno burguês destinado à infância pobre. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |