Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT: Recent submissions
Now showing items 21-40 of 108
-
A presença da Ludicidade na formação inicial do professor de Matemática e suas contribuições para a prática de Estágio Curricular Supervisionado
(2024-05-28)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo como objetivo geral compreender qual conceito de ludicidade pode estar – ... -
O Ensino do Cálculo I na Formação dos Professores de Matemática na Universidade Federal de Pelotas
(2023-12-19)Na presente dissertação apresenta-se uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), limitado ao período de 1992 – 2022, que começa com sua implementação ... -
Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões de professores de uma escola do Ensino Estadual em Pelotas
(2023-12-22)Esta pesquisa faz uma análise de questionários aplicados a cinco professores de Matemática de uma escola da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Pelotas, do Ensino Médio. Esses professores atuaram na Educação Matemática ... -
Letramento Matemático: o que dizem as professoras dos anos iniciais?
(2023-11-16)A presente dissertação de Mestrado objetiva compreender os dizeres das professoras de anos iniciais sobre o letramento matemático, tendo como questão investigativa: O que as professoras de anos iniciais dizem sobre letramento ... -
O uso de materiais didáticos no ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo a partir de práticas no curso normal do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (Pelotas /RS)
(2023-09-01)A presente pesquisa faz uma a análise da utilização de materiais didáticos por alunas do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola de Curso Normal, de formação em ensino médio e de aproveitamento ... -
A contação e a produção de histórias literárias no ensino da Matemática: vivências no 1º ano do Ensino Fundamental
(2023-10-31)Esta pesquisa apresenta um diálogo entre a Literatura Infantil e o ensino da Matemática e tem como questão norteadora: quais as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento ... -
A tecnologia digital e a Educação Financeira: um processo de compreensão
(2023-02-24)A matemática sempre teve um papel importante para a vida em sociedade, bem como para o mundo do trabalho. À medida que esta sociedade se moderniza, novas ferramentas e artefatos tecnológicos vão surgindo e a matemática se ... -
A Gamificação aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma proposta de engajamento no contexto da aprendizagem de Cálculo
(2023-04-18)Na Educação a Distância manter os alunos motivados para a realização das atividades é um grande desafio, sendo assim propor modelos de disciplinas em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem tenha capacidade de influenciar ... -
Instituto de Educação Assis Brasil: acervo e saberes para ensinar Matemática no Curso Normal (1962-1971)
(2023-03-31)A presente dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e tem como objetivo investigar os saberes para ensinar ligados à Matemática ...