O Processo de Inovação na Administração Pública: proposta de Sistema de Informações Gerenciais de Gestão de Pessoas na Universidade Federal do Pampa
Resumen
analisar os sistemas de informação (SI) em uso e os indicadores e relatórios gerenciais vigentes na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), bem como os fatores que influenciam um processo de inovação no cenário estudado, de modo a propor o desenvolvimento de um Sistema de Informações Gerenciais de Gestão de Pessoas (SIG-GP). A revisão teórica buscou compreender os princípios de inovação na Administração Pública, a gestão de pessoas nestas organizações e características dos sistemas de informações. A metodologia adotou a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a observação participante, a análise documental e entrevistas junto a gestores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e representantes de outros setores. Os resultados indicaram à ausência de um sistema integrado com informações gerenciais, bases de dados desatualizadas, divergentes, fragmentadas e sobrepostas, a falta de um processo sistêmico de treinamento aos usuários, dificuldades na manutenção dos relatórios e indicadores gerenciais, e um elevado grau de dependência das planilhas eletrônicas, além do uso recorrente de processamentos manuais. Ainda, os entrevistados revelaram que os SI em uso não atendem plenamente as demandas por dados e informações de GP, contribuindo muito pouco com a gestão das equipes e para a elaboração e acompanhamento das metas e objetivos dos planejamentos institucionais. Utilizando o método de Análise de Conteúdo, demonstrou-se que as potencialidades mais citadas, para a adoção da inovação proposta pelo SIG-GP, foram a competência e familiaridade dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e a predisposição dos servidores pelo SIG devido à necessidade latente, enquanto as barreiras destacadas foram a fila de demandas de TI, as barreiras culturais organizacionais e de resistência a mudança (individual); dentre os benefícios, ressaltam-se a expectativa de melhor/viabilizar o atendimento de demandas específicas, e a maior
agilidade de resposta; e sobre as características necessárias para incorporar o sistema salienta-se a plataforma unificada, prover acesso remoto e facilidade de uso. A proposta de intervenção consolidou a percepção dos gestores, resultando em um novo Sistema com dois Módulos: de Indicadores Gerenciais e o de Customização de Relatórios Gerenciais. Para concretizá-los, o sistema deve estar
acompanhado de um conjunto de ações e diretrizes agrupadas em um Projeto Institucional – dentre as quais a previsão de mobilização de recursos internos; um projeto piloto, para pôr em prática a abordagem experimental; o plano de comunicação, que prevê a sensibilização da alta gestão a fim de apoiar a sua coparticipação, objetivando estimular sua aceitação. Portanto, a iniciativa inovadora
no contexto da UNIPAMPA deve colaborar para que gestores e servidores de GP atuem sistematicamente munidos de ferramenta tecnológica que forneça informações confiáveis, relevantes, precisas, consistentes, atualizadas e compartilháveis, proporcionando o suporte técnico adequado às demandas correntes, às estratégias de longo prazo e à gestão eficiente de pessoas.
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