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dc.creatorFranz, Alice Hübnerpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:44:22Z
dc.date.available2019-07-19T14:44:22Z
dc.date.issued2019-03-28
dc.identifier.citationFRANZ, Alice Hübner. O processo de empresarização e a emergência da universidade empreendedora: uma análise da Universidade Federal de Pelotas. 2019. 171f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Faculdade de Administração e de Turismo/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4570
dc.description.abstractIn the context of the modernity emergence and the consolidation of the capitalist production mode, a process began by the growing influence of the company on the human beings and their organizations and institutions, called the world's enterprisation. As a consequence of this process, both the business language and its techniques, its methods, its tools and its practices end up being externalized to other domains of the social. In this study, we opted for a look at the university, from the analysis of a specific discourse that, with the neoliberalism intensification, has been strongly disseminated: the discourse of the entrepreneurial university. From this perspective, from a look of Foucaultian inspiration, the present dissertation sought to problematize how the enterprisation process has influenced the construction of the discourse of the entrepreneurial university at the Pelotas Federal University - UFPel. More precisely, the objective was to analyze the practices oriented towards the consolidation of the entrepreneurial university discourse present in the UFPel, as well as the perceptions of the managers who work in this institution and the way in which both reflect the influence of this process. This is a descriptive, eminently qualitative research that used the case study technique. Data collection was done through semi-structured interviews involving twelve managers of UFPel and through data available for consultation. The results of the research show, mainly, that a whole social structure is constructed in the context of the UFPel, from which the knowledge-power of the company is put into circulation through a constant political game that involves different relations of power between different individuals. In the case of the UFPel, the discourse of the entrepreneurial university is based on different discursive practices that make constant reference to the knowledge-power of the company, which seek to make modifications in the organizational context of the university. By disseminating the discourse of the Entrepreneurial University, UFPel ends up forming a field of knowledge based on the corporate language, its norms, its beliefs, its practices and also its culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEmpresarizaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade empreendedorapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnterprisationpt_BR
dc.subjectEntrepreneurial universitypt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.titleO processo de empresarização e a emergência da universidade empreendedora: uma análise da Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.title.alternativeThe enterprisation process and the entrepreneurial university emergence: an analysis of the Pelotas Federal Universitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7775793350045475pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3615915503232216pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leite, Elaine da Silveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187331231544047pt_BR
dc.description.resumoNo contexto de emergência da modernidade e com a consolidação do modo de produção capitalista, tem início um processo protagonizado pela crescente influência da empresa sobre os humanos e sobre suas organizações e instituições, denominado de empresarização do mundo. Como consequência deste processo, tanto a linguagem empresarial, quanto suas técnicas, seus métodos, suas ferramentas e suas práticas acabam se exteriorizando para outros domínios do social. Neste estudo, optou-se por lançar um olhar para a universidade, a partir da análise de um discurso em específico que, com a intensificação do neoliberalismo, tem sido fortemente disseminado: o discurso da universidade empreendedora. Partindo deste contexto, a partir de um olhar de inspiração Foucaultiana, a presente dissertação procurou problematizar de que modo o processo de empresarização tem influenciado a construção do discurso da universidade empreendedora na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mais precisamente, objetivou-se analisar as práticas orientadas à consolidação do discurso de universidade empreendedora presentes na UFPel, bem como as percepções dos gestores que atuam nesta instituição e a forma como ambos refletem a influência deste processo. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, eminentemente qualitativa, e que usou como técnica o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas envolvendo doze gestores da UFPel e através de dados disponíveis para consulta. Os resultados da pesquisa mostram, principalmente, que toda uma trama social é construída no contexto da UFPel, a partir da qual o saber-poder da empresa é posto em circulação através de um jogo político constante que envolve distintas relações de poder entre diferentes indivíduos. No caso da UFPel, o discurso da universidade empreendedora se funda em diferentes práticas discursivas que fazem constante referência ao saber-poder da empresa, as quais buscam realizar modificações no contexto organizacional da universidade. Ao disseminar o discurso da Universidade empreendedora, a UFPel acaba por formar um campo de saber que tem como base de constituição a linguagem empresarial, suas normas, suas crenças, suas práticas e também a sua cultura.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marcio Silvapt_BR


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