Interdisciplinaridade: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio
Resumo
Este trabalho estuda a presença dos conceitos de Interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com vistas a compreender as concepções, as abordagens e as tendências de Interdisciplinaridade, presentes nos textos dos documentos que regulamentam a educação brasileira. A metodologia utilizada é a Análise Documental tendo em vista alguns princípios da Análise de Conteúdo. Foram realizadas buscas nos documentos selecionados das palavras Interdisciplinaridade e interdisciplinar. Os excertos que continham os termos procurados foram categorizados em dimensões de análise, de acordo com as definições de Interdisciplinaridade elaboradas pelos estudiosos: Piaget (1972), Japiassú (1976), Fazenda (1979), Gusdorf (1995), Lenoir e Larose (1998), Morin (2005; 2007) e D‘Ambrósio (2005; 2011), os quais empreendem seus esforços ao estudo dessa temática. As dimensões de análise foram examinadas e interpretadas. Da análise dessas dimensões, ficou evidenciado que em um único documento há concepções distintas acerca do que vem a ser a Interdisciplinaridade. Tal heterogeneidade entre as definições e as perspectivas que as originam, contribui para a crença na ideia de que a temática da Interdisciplinaridade é polissêmica e polêmica.
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