Contribuições do PNAIC 2014 nas práticas matemáticas de um grupo de professoras alfabetizadoras

Visualizar/ Abrir
Data
2019-02-28Autor
Silveira, Sílvia Raquel Islabão da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. O estudo teve por objetivo geral identificar como um grupo de professoras polivalentes percebem as contribuições do PNAIC em suas práticas e saberes docentes, no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais, cujo tema central foi a alfabetização Matemática. Os sujeitos da pesquisa compõem um grupo de professoras polivalentes de uma escola pública da rede estadual, participantes do citado projeto de formação continuada. São apresentadas as características desse programa de formação continuada proposto para professoras do ciclo de alfabetização de todo país, especificamente no ano de 2014, e descrita como essa formação ocorreu no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, núcleo de formação dos sujeitos da pesquisa. Apresenta-se também uma discussão sobre a formação e os saberes necessários à prática docente. A coleta dos dados foi realizada através de questionários e a análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo. Como principais resultados pode-se indicar que o PNAIC foi um importante espaço de mobilização de saberes docentes que refletiram nas práticas do grupo pesquisado, sendo que as professoras percebem como principais contribuições do programa às suas práticas a utilização de jogos e materiais concretos e a exploração de atividades lúdicas, ou seja, no campo dos saberes curriculares, não sendo evidenciadas contribuições significativas em relação aos saberes de conteúdo matemático das professoras.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: