Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Vânia Dal Pont Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:48:02Z
dc.date.available2019-07-19T14:48:02Z
dc.date.issued2018-08-22
dc.identifier.citationSILVA, Vânia Dal Pont Pereira da. Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul. 2018 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4577
dc.description.abstractThe video use is a reality in today’s society, and most students watch videos on various platforms, both for leisure and for studying. This research seeked to answer the following question: What is the perception of Basic Mathematics teachers about the contribution of videos in pedagogical practice? The general aim of this research was to investigate how the use of videos can contribute with teachers of Basic Education in the teaching of Mathematics. Three areas of knowledge based this research: Mathematics, Technology and Neuroscience. The Methodology is divided in two stages, and in the first stage a quantitative approach was carried out involving an exploratory study with 175 teachers of Mathematics in the Rio Grande do Sul, Brazil, in order to know whether or not they use videos in their practices. In the second stage, a qualitative approach was carried out with a case study of 72 subjects selected from those studied in the first stage. A free and online course was offered, about Digital Narrative Production in PowerPoint 2016. The content of this work was analyzed based on the BARDAN theory. From the results obtained, the categories and subcategories emerged were: Technological Infrastructure, Teaching Practice (subcategories: Practices with videos, Other Innovative Practices) and Affectivity. The data showed the subjects' gaze regarding their reality lived in the classroom, showing that most Mathematics teachers use video both motivational and related to programmatic content. Videos are mostly taken from the YouTube site and are part of the planning, being explored by the teacher, or used as a reinforcement. Teachers believe that this tool contributes significantly to teaching and makes class more fun. To embase this work theoretically, the following researchers stand out: D'AMBRÓSIO, MORAN, COSENZA and GUERRA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectVideo-classpt_BR
dc.titleEnsino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeTeaching of Mathematics with videos in the Basic Education of Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0905412955822068pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4433578915491616pt_BR
dc.description.resumoO uso do vídeo é uma realidade da sociedade atual e grande parte dos estudantes assistem vídeos em diversas plataformas, tanto para lazer, quanto para estudar. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual a percepção dos professores de Matemática da Educação Básica sobre a contribuição dos vídeos na prática pedagógica? O objetivo geral da pesquisa foi investigar como o uso de vídeos pode contribuir com professores da Educação Básica no ensino de Matemática. Três áreas do conhecimento embasaram a pesquisa: Matemática, Tecnologia e Neurociência. A Metodologia está dividida em duas etapas, sendo que na primeira etapa foi feita uma abordagem quantitativa envolvendo um estudo exploratório com 175 professores de Matemática do Rio Grande do Sul para saber se utilizam ou não vídeos em suas práticas. Na segunda etapa, foi realizada uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com 72 sujeitos selecionados a partir daqueles estudados na primeira etapa. Foi oferecido um curso gratuito e on-line, de Produção de Narrativas Digitais no PowerPoint 2016. O conteúdo do trabalho, foi analizado embasado na teorira de BARDAN. Dos resultados obtidos, emergem as categorias e subcategorias: Infraestrutura Tecnológica, Prática de Ensino (subcategorias: Práticas com vídeos; Outras Prátcas Inovadoras) e Afetividade. Os dados apontaram o olhar dos sujeitos referente á sua realidade vivenciada em sala de aula, demosntrando que a maioria dos professores de Matemática utilizam vídeo tanto motivacional, quanto relacionado a conteúdos programáticos. Os vídeos, em sua maioria são extraídos do site do YouTube e fazem parte do planejamento, sendo explorados pelo professor ou usado como reforço. Os professores, acreditam que esta ferramenta colabora significamente no ensino e torna a aula mais divertida. Para embasar teoricamente este trabalho, destacam-se os seguinte pesquisadorres: D’AMBRÓSIO, MORAN, COSENZA e GUERRA.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane da Silveirapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples