dc.creator | Silva, Vânia Dal Pont Pereira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T14:48:02Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T14:48:02Z | |
dc.date.issued | 2018-08-22 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Vânia Dal Pont Pereira da. Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul. 2018 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4577 | |
dc.description.abstract | The video use is a reality in today’s society, and most students watch videos on various platforms, both for leisure and for studying. This research seeked to answer the following question: What is the perception of Basic Mathematics teachers about the contribution of videos in pedagogical practice? The general aim of this research was to investigate how the use of videos can contribute with teachers of Basic Education in the teaching of Mathematics. Three areas of knowledge based this research: Mathematics, Technology and Neuroscience. The Methodology is divided in two stages, and in the first stage a quantitative approach was carried out involving an exploratory study with 175 teachers of Mathematics in the Rio Grande do Sul, Brazil, in order to know whether or not they use videos in their practices. In the second stage, a qualitative approach was carried out with a case study of 72 subjects selected from those studied in the first stage. A free and online course was offered, about Digital Narrative Production in PowerPoint 2016. The content of this work was analyzed based on the BARDAN theory. From the results obtained, the categories and subcategories emerged were: Technological Infrastructure, Teaching Practice (subcategories: Practices with videos, Other Innovative Practices) and Affectivity. The data showed the subjects' gaze regarding their reality lived in the classroom, showing that most Mathematics teachers use video both motivational and related to programmatic content. Videos are mostly taken from the YouTube site and are part of the planning, being explored by the teacher, or used as a reinforcement. Teachers believe that this tool contributes significantly to teaching and makes class more fun. To embase this work theoretically, the following researchers stand out: D'AMBRÓSIO, MORAN, COSENZA and GUERRA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Videoaula | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Video-class | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching of Mathematics with videos in the Basic Education of Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0905412955822068 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4433578915491616 | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso do vídeo é uma realidade da sociedade atual e grande parte dos estudantes assistem vídeos em diversas plataformas, tanto para lazer, quanto para estudar. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual a percepção dos professores de Matemática da Educação Básica sobre a contribuição dos vídeos na prática pedagógica? O objetivo geral da pesquisa foi investigar como o uso de vídeos pode contribuir com professores da Educação Básica no ensino de Matemática. Três áreas do conhecimento embasaram a pesquisa: Matemática, Tecnologia e Neurociência. A Metodologia está dividida em duas etapas, sendo que na primeira etapa foi feita uma abordagem quantitativa envolvendo um estudo exploratório com 175 professores de Matemática do Rio Grande do Sul para saber se utilizam ou não vídeos em suas práticas. Na segunda etapa, foi realizada uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com 72 sujeitos selecionados a partir daqueles estudados na primeira etapa. Foi oferecido um curso gratuito e on-line, de Produção de Narrativas Digitais no PowerPoint 2016. O conteúdo do trabalho, foi analizado embasado na teorira de BARDAN. Dos resultados obtidos, emergem as categorias e subcategorias: Infraestrutura Tecnológica, Prática de Ensino (subcategorias: Práticas com vídeos; Outras Prátcas Inovadoras) e Afetividade. Os dados apontaram o olhar dos sujeitos referente á sua realidade vivenciada em sala de aula, demosntrando que a maioria dos professores de Matemática utilizam vídeo tanto motivacional, quanto relacionado a conteúdos programáticos. Os vídeos, em sua maioria são extraídos do site do YouTube e fazem parte do planejamento, sendo explorados pelo professor ou usado como reforço. Os professores, acreditam que esta ferramenta colabora significamente no ensino e torna a aula mais divertida. Para embasar teoricamente este trabalho, destacam-se os seguinte pesquisadorres: D’AMBRÓSIO, MORAN, COSENZA e GUERRA. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Rozane da Silveira | pt_BR |