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dc.creatorSilveira, Cléa Furtado dapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:48:53Z
dc.date.available2019-07-19T14:48:53Z
dc.date.issued2019-04-15
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4579
dc.description.abstractThe present study has as theme the deaf students and the Geogebra software use. This dissertation was developed in the Mathematical Education Master Program of the Federal University of Pelotas, was constructed from the reflection of the teaching practice with deaf students, after finding of the learning difficulty and of the lack of adequate methodologies for these students in Mathematics; with emphasis on the lack of meaning in the teaching of the second degree equations. The students, members of a deaf culture, use the Brazilian Sign Language (LlBRAS) to communicate. The theoretical contributions used have served as a basis for establishing an ordering of the conceptions of several authors related with deaf education, mathematical learning, meaningful learning, technologies, and other. The methodology used was qualitative directed to a Case Study. The data collection took place through observations; daily notes, photographs, videos, drawings and testimonials. The data collected were treated by dialectical analysis. We tried to analyze the possibility of using GeoGebra software as an auxiliary tool to better understand the concepts and resolutions of the second-degree equations in a bilingual context for deaf students. In order to facilitate the learning of these students, we used tools that contemplated visually, as Visual Pedagogy, with the support of constructivism and significant learning. The work was developed in a deaf school with a class of four students of the ninth grade of the Elementary School during 15 meetings. First, was made the familiarization with the software and the revision of the first-degree equations, followed by a practical contextualization in a sports court to later use the GeoGebra software and the analysis of the graphs of the second-degree equations, in order to understand the coefficients, the concepts of the equations and resolution. Finally, occurred the application of the equations and the development of activities with the participation of the students in the exhibition of school works. The analyzes showed that the methodology can be considered positive, meeting the objectives. This study has evidenced the possibility of using this proposal with groups of deaf people allowing that new studies can be carried out and extended on this theme.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectSoftware GeoGebrapt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectContexto bilínguept_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectGeoGebra softwarept_BR
dc.subjectMathematical learningpt_BR
dc.subjectBilingual contextpt_BR
dc.titleAlunos surdos e o uso do software Geogebra em matemática: possibilidades para a compreensão das equações de 2º graupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4397606112741070pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866864802999230pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como temática alunos surdos e o uso do software GeoGebra. A dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, construída a partir da reflexão da prática de ensino com alunos surdos, após a constatação das dificuldades de aprendizagens e da ausência de metodologias adequadas a esses estudantes em Matemática; com destaque à falta de significação no ensino das equações de 2º grau. Os alunos, membros de uma cultura surda utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os aportes teóricos utilizados serviram como base para estabelecer uma ordenação das concepções de diversos autores relacionada a educação de surdos, aprendizagem matemática, aprendizagem significativa, tecnologias, dentre outros. A metodologia adotada foi qualitativa com princípios de um estudo de caso. A coleta de dados deu-se através de: observações, diário de anotações, fotografias, vídeos, desenhos e depoimentos. Os dados coletados foram tratados por análise dialética. Buscou-se analisar a possibilidade de utilização do software GeoGebra, como ferramenta auxiliar, para melhor compreender os conceitos e resoluções de equações de 2º grau, em um contexto bilíngue para alunos surdos. Para facilitar a aprendizagem desses estudantes utilizamos ferramentas que contemplavam a visualidade, ou seja, a Pedagogia Visual, com o apoio do construtivismo e da aprendizagem significativa. O trabalho desenvolveu-se em uma escola de surdos com uma turma de quatro alunos do 9º ano do Ensino Fundamental durante 15 encontros. Primeiramente, houve a familiarização com o software e a revisão das equações de 1º grau, na sequência, uma contextualização prática em uma quadra de esportes para, posteriormente, utilizar o software GeoGebra e a análise dos gráficos das equações de 2º grau, de forma a compreender os coeficientes, os conceitos das equações e resolução. Por fim, ocorreu a aplicação das equações e desenvolvimento de atividades com a participação dos estudantes na mostra de trabalhos da escola. As análises demonstraram que a metodologia pode ser considerada positiva, atendendo aos objetivos. O trabalho evidenciou a possibilidade de utilização dessa proposta com grupos de surdos e permitindo que novos estudos possam ser realizados e ampliados sobre essa temática.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Denise Nascimentopt_BR


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