Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorHeidt, Makele Verônicapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:49:56Z
dc.date.available2019-07-19T14:49:56Z
dc.date.issued2019-03-23
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4582
dc.description.abstractThis historical natured research, investigates how Modern Mathematics has been incorporated into the teacher training for elementary school, in the Institute of Education of Assis Brasil (IEEAB) in the 1960’s and 1970’s. The selection of IEEAB, which was created in 1929, is due to its pioneer work in Pelotas in teacher training for elementary school. The Modern Mathematics was a proposal of renewal in the teaching of mathematics, which triggered the movement known as the Modern Mathematics Movement. The research uses as investigative path a documentary research in a dialogue with a Cultural History, took advantage of the theoretical methodology in Michel De Certeau. The study sought answers to the question: how was Modern Mathematics appropriate in IEEAB? The sources used were documents related to IEEAB’s training courses, class diaries records, lesson plan, newspapers and pedagogical journals that circulated in Rio Grande do Sul from 1960 to 1979. It was inferred, from the evidences verified in documents, that teachers of IEEAB, who were already working in the classroom when the Modern Mathematics Movement spread throughout the country, they searched a continuing training that occurred through participation in lectures and teacher training courses. From the disclosures in the newspapers of events in the area, it was possible to identify which mathematical educators went to Pelotas to teach courses and lectures and which institutions organized these actions. The knowledge to teach and the knowledge to put it in practice appear mixed in the class diaries, not presenting a separation or systematization to apply each knowledge and without distinction of disciplines, both were addressed in the Mathematics disciplines and in the Didactics of Mathematics discipline. Were used the manipulative materials Cuisenaire de Gattegno and the Logical Blocks of Zoltan Dienes, for experimenting and developing activities in the classroom. As also were explored fields of psychology through Piaget's studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática modernapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurso normalpt_BR
dc.subjectInstituto de Educação Assis Brasilpt_BR
dc.subjectModern mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNormal coursept_BR
dc.titleMatemática moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (1964-1979)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3665159332376863pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810711686517284pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, de cunho histórico, visa investigar como a Matemática Moderna foi apropriada no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB), nas décadas de 1960 e 1970. A instituição referida é uma escola pública do município de Pelotas, que se destaca por ter sido a primeira escola a formar professores para o ensino primário na cidade. A Matemática Moderna foi uma proposta de renovação do currículo de Matemática, a qual desencadeou o movimento conhecido como Movimento da Matemática Moderna. A pesquisa usa como caminho investigativo a pesquisa documental num diálogo com a História Cultural, valeu-se do aporte teórico metodológico em Michel De Certeau. O estudo busca respostas a indagação: como a Matemática Moderna foi apropriada no IEEAB? As principais fontes consultadas foram documentos escolares do IEEAB, jornais e periódicos pedagógicos que circularam no Rio Grande do Sul durante o período de 1960 a 1979. Como conclusões, constatou-se que os professores do IEEAB, que já estavam atuando em sala de aula quando o Movimento da Matemática Moderna se propagou pelo país, buscaram uma formação continuada que ocorreu por meio da participação em cursos e palestras de atualização quanto ao ensino de matemática e cursos de pós-graduação. A partir das divulgações nos jornais de eventos da área, foi possível identificar quais educadores matemáticos se deslocaram a Pelotas para ministrar cursos e palestras e quais instituições organizaram essas ações. Os saberes para ensinar e a ensinar aparecem mesclados nos diários de classe, não apresentando uma separação ou sistematização para aplicar cada saber e sem distinções de disciplinas, ambos eram abordados na disciplina de Matemática e na disciplina de Didática da Matemática. Foram aplicados em aula os materiais manipuláveis Cuisenaire de Gattegno e os Blocos Lógicos de Zoltan Dienes e explorados campos da psicologia por meio de estudos de Piaget.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silvapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem