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dc.creatorPaulo, Rafael dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:51:04Z
dc.date.available2019-07-19T14:51:04Z
dc.date.issued2019-03-19
dc.identifier.citationPAULO, Rafael dos Reis. Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4585
dc.description.abstractNão apresentapt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectComplex numberspt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectDynamicpt_BR
dc.titleAmbiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexospt_BR
dc.title.alternativeDynamic geometry environment and its semiotic potential: an approach in the teaching of complex numberspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1449294392943584pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Marleide Coan
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9831118102549169pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar como o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra interfere na abordagem dos números complexos quando se mobilizam distintas representações semióticas em situações de ensino. Para compor o quadro teórico da pesquisa os estudos de Duval (2003 e 2009) que versam sobre os Registros de Representação Semiótica fundamentarão as análises e discussões em torno da seguinte questão - utilizar o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra para abordar as representações gráficas dos números complexos torna o aprendizado significativo? Os encaminhamentos metodológicos apoiam-se nos pressupostos da Engenharia de Didática cunhada por Artigue propostas pela metodologia, assim sendo, nas análises preliminares foram abordados aspectos epistemológicos, didáticos e históricos sobre o ensino dos números complexos. Na segunda fase, concepção e análise a priori, foram organizados um conjunto de atividades que englobam o objeto matemático, isto é, os números complexos, cada atividade é descrita e precedida das hipóteses que foram formuladas por meio da articulação entre o software de Matemática Dinâmica e fundamentação teórica. A base de dados e informações para posterior análise e validação da pesquisa é composta por observações do professor-pesquisador no caderno de campo, registros dos cadernos dos participantes da pesquisa e as produções salvas no GeoGebra. Os resultados apontaram que a utilização do ambiente de geometria dinâmica interfere no entendimento das unidades significativas e visuais das representações semióticas inerentes aos números complexos.Também se verificou quando da utilização de registros dinâmicos o nível de congruência entre as representações aumenta.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, André Luis Andrejewpt_BR


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