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Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos
dc.creator | Paulo, Rafael dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T14:51:04Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T14:51:04Z | |
dc.date.issued | 2019-03-19 | |
dc.identifier.citation | PAULO, Rafael dos Reis. Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4585 | |
dc.description.abstract | Não apresenta | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Números complexos | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Complex numbers | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | pt_BR |
dc.subject | Dynamic | pt_BR |
dc.title | Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamic geometry environment and its semiotic potential: an approach in the teaching of complex numbers | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1449294392943584 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257799779736390 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cardoso, Marleide Coan | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9831118102549169 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar como o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra interfere na abordagem dos números complexos quando se mobilizam distintas representações semióticas em situações de ensino. Para compor o quadro teórico da pesquisa os estudos de Duval (2003 e 2009) que versam sobre os Registros de Representação Semiótica fundamentarão as análises e discussões em torno da seguinte questão - utilizar o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra para abordar as representações gráficas dos números complexos torna o aprendizado significativo? Os encaminhamentos metodológicos apoiam-se nos pressupostos da Engenharia de Didática cunhada por Artigue propostas pela metodologia, assim sendo, nas análises preliminares foram abordados aspectos epistemológicos, didáticos e históricos sobre o ensino dos números complexos. Na segunda fase, concepção e análise a priori, foram organizados um conjunto de atividades que englobam o objeto matemático, isto é, os números complexos, cada atividade é descrita e precedida das hipóteses que foram formuladas por meio da articulação entre o software de Matemática Dinâmica e fundamentação teórica. A base de dados e informações para posterior análise e validação da pesquisa é composta por observações do professor-pesquisador no caderno de campo, registros dos cadernos dos participantes da pesquisa e as produções salvas no GeoGebra. Os resultados apontaram que a utilização do ambiente de geometria dinâmica interfere no entendimento das unidades significativas e visuais das representações semióticas inerentes aos números complexos.Também se verificou quando da utilização de registros dinâmicos o nível de congruência entre as representações aumenta. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, André Luis Andrejew | pt_BR |