Mostrar registro simples

dc.creatorMorais, Talia Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:51:18Z
dc.date.available2019-07-19T14:51:18Z
dc.date.issued2019-03-08
dc.identifier.citationMORAIS, Talia Rodrigues de. Anos iniciais em foco: desafios e possibilidades da utilização do vídeo didático no processo de ensino de Geometria. 2019. 93 f. Dissertação- Programa de Pó s -Graduação em Educação Matemática , Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4586
dc.description.abstractThis study aims to analyze the potential of the use of didactic videos by teachers in the teaching of geometry in the early years of elementary education. The investigation was carried out with teachers from the public network of 15 Brazilian states. The methodology of qualitative approach of the research-action type was used. The research was developed in two stages: 1) Offering an introductory course to the videos edition for teachers of the early years in the distance learning modality, during which the teachers produced a video on Geometry whose content was chosen by the participants themselves. 2) Application of the videos by teachers in class with their students. The data collection of the research was done through narratives of the participating teachers, the registration form and the tasks performed during the course. To analyze the data, we opted for Bardin's Content Analysis (2016). The concepts of Ferrés (1996), Kenski (2007, 2013), Borba; Scucuglia; Gadanidis (2018) and Moran (1995, 2007, 2009) were used in the Technology area; Fainguelernt (1996, 1999), Nacarato (2002) and Lorenzato (1995) in Geometry. The results show that the use of didactic video in the classroom in the teaching of Geometry, allowed students to understand the content worked, making the classes more dynamic and arousing their interest. In addition, the videos produced by the teachers had diversified content chosen by themselves, always focusing on the teaching of geometry in the early years.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectVídeo didáticopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDidactic videopt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectInitial yearspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleAnos iniciais em foco: desafios e possibilidades da utilização do vídeo didático no processo de ensino de Geometriapt_BR
dc.title.alternativeInitial years in focus: challenges and possibilities of using didactic video in the process of teaching geometrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8540011795895992pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4433578915491616pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da utilização de vídeos didáticos por professores no ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação foi realizada com professores da rede pública de 15 estados brasileiros. Usou-se a metodologia de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) Oferta de um curso de introdução à edição de vídeos para professores dos anos iniciais na modalidade a distância, durante o qual os professores produziram um vídeo sobre Geometria cujo conteúdo foi escolhido pelos próprios participantes. 2) Aplicação dos vídeos pelos professores em sala de aula com seus alunos.A coleta de dados da pesquisa foi feita por meio de narrativas dos professores participantes, da ficha de inscrição e das tarefas realizadas durante o curso. Para analisar os dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Foram utilizados conceitos de Ferrés (1996), Kenski (2007, 2013), Borba; Scucuglia; Gadanidis (2018) e Moran (1995, 2007, 2009) na área de Tecnologia; Fainguelernt (1996, 1999), Nacarato (2002) e Lorenzato (1995) em Geometria. Os resultados mostram que a utilização do vídeo didático em sala de aula no ensino de Geometria, permitiu que os alunos compreendessem o conteúdo trabalhado, tornando as aulas mais dinâmicas e despertando o interesse destes. Além disso, os vídeos produzidos pelos professores tiveram conteúdos diversificado escolhidos por eles próprios, sempre focando no ensino de Geometria nos anos iniciais.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane da Silveirapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples