Da tela à trama: o efeito metafórico e a heteronormatividade na série de televisão “Sessão de terapia”
Abstract
Nosso intuito, neste trabalho, é compreender os efeitos de sentido produzidos no discurso do personagem sujeito-paciente, Felipe, da série de televisão “Sessão de Terapia”, a partir das pistas encontradas na materialidade discursiva de enunciados presentes em sete episódios da terceira temporada dessa série, as quais desenredam o fio que (des)conecta os efeitos metafóricos ao discurso heteronormativo. Os pressupostos teóricos baseiam-se na Análise de Discurso (AD) de filiação pecheuxtiana. Consideramos que o discurso é palavra em movimento (ORLANDI, 2012a), e o sujeito, atravessado pelo processo histórico-ideológico e pelo inconsciente, significa em certas condições. Pela regulação dos modos de dizer do sujeito, presente nas práticas discursivas terapêuticas, observamos saberes que revelam (ou não) a normatização e a adequação aos padrões de gênero estabelecidos em sociedade. Nosso estudo visa à descrição e à interpretação do modo de funcionamento do discurso do personagem sujeito-paciente, a partir da observação dos efeitos metafóricos de sequências discursivas, considerando a questão de gênero. Nossa preocupação está em trabalhar com as (in)visibilidades do discurso do personagem, cuja identidade de gênero corresponde a de uma parcela socialmente silenciada da população. As análises mostram que os efeitos metafóricos em jogo representam subjetivamente a identidade sexual do sujeito-paciente e se apresentam como sintomas em seu dizer. Esses sintomas originam-se do atravessamento da ideologia heteronormativa na constituição subjetiva e identitária do sujeito com a consequente censura social, fazendo emergir a “verdade” do inconsciente e o desejo recalcado. Os efeitos metafóricos observados, entendidos na perspectiva discursiva pecheuxtiana, produzem indícios da contraidentificação do sujeito-paciente com a FD heterossexual e da identificação com a FD homossexual. A partir dos efeitos metafóricos, novos processos discursivos são produzidos e consequentemente novos efeitos de sentido relativos à ruptura dos saberes estabilizados da ideologia heteronormativa e capitalista, constituindo subjetivamente a identidade homossexual do sujeito-paciente.
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