Mostrar el registro sencillo del ítem
Memórias do corpo biográfico: como elas habitam em nós?
dc.creator | Zanella, Andrisa Kemel | pt_BR |
dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T15:35:37Z | |
dc.date.available | 2019-11-13T15:35:37Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.isbn | 9788578439101 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4887 | |
dc.description.abstract | Memórias do corpo biográfico: como elas habitam em nós?proposta materializada neste livro dá continuidade às pesquisas empreendidas sobre o Corpo Biográfico e Imaginário desde 2009 no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Edu-cação e Memória (GEPIEM/UFPel/RS). Buscamos no contexto da formação de professores provocar o pensar sobre as memórias que ficam inscritas no corpo e como elas habitam em cada ser humano. Seria essa memória um habitar expresso e concretizado no gesto, denotando a presença e a (inter)ação do sujeito no mundo? A essa pergunta poderemos ter vários pontos de vista sobre... Se o corpo é o meio de comunicação, expressão, identidade, criação, transformação, por que ainda faltam espaços para uma abordagem no âmbito subjetivo e existencial na formação de professores? O que é necessário fazer para que na formação seja en-focado o prazer em relação ao cuidado de si ou mesmo as memórias inscritas no corpo de cada sujeito? E o que fazer com tudo isso? A partir dessas indagações e das escritas dos autores deste livro, professoras(es)/pesquisadoras(es) e acadêmicas(os), visamos instaurar um diálogo sobre as percepções e memórias do corpo no contexto formativo. Os textos aqui apresentados darão visibilidade a diferentes pontos de vistas, os quais expressarão suas percepções sobre o tema, bem como suas construções e sentidos a partir dele. Portanto aqui serão expressas experiências vividas e estudos voltados a esse foco. No primeiro capítulo, Andrisa Kemel Zanella apresenta a pesquisa que dá origem a este livro. Em seguida, ela juntamente com Alexandre da Silva Borges e Lúcia Maria Vaz Peres esboçam as análises decorrentes da empiria da pesquisa, cujo objetivo de estudo centrou-se nas experiências vividas com e em relação ao corpo e como elas podem ser constituidoras do corpo adulto do futuro docente da área da dança, da pedagogia e do teatro. Posteriormente, Lúcia Maria Vaz Peres apresenta um ensaio que problematiza a temática do corpo como memória a partir de questões para o próprio corpo. Os capítulos que seguem darão ênfase ao corpo e sua bio-grafia no espaço em que a docência se constitui como formação. Os autores Camila Borges Santos, Carmen Anita Hoffmann, Fabiane Tejada da Silveira, Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Thiago Silva de Amorim Jesus e Valeska Fortes de Oliveira foram convidados para, a partir de suas experiências e interlocuções com a pesquisa que dá origem a este livro, dialogar sobre as percepções de seus corpos e/ou os corpos de seus alunos no contexto formativo. Os autores apresentam textos diversos... de diferentes regiões do país... pensares... problematizações... que enriquecerão possibilidades para refletirmos sobre o tema. Por fim, Alexandre da Silva Borges, Bruno Blois Souza, Carolina Martins Portela, Cassius André Prietto, Marina Timm Medeiros, Ramon de Oliveira Granado, Robson Bordignon Pólvora, Shaiane Beatriz dos Santos, acadêmicos(as) que estiveram diretamente envolvidos na pesquisa a partir de uma pergunta de-tonadora “O que o corpo tem para me contar?”, lançaram-se ao exercício de escrita, que se configurou em um pequeno texto que convergiu memórias e primeiros ensaios como pesquisadores. Falar sobre o corpo pode ser um modo de apropriar-se do patrimônio existencial e humano, que diz muito de si e do mundo em que estamos inseridos. É chegado o momento de assumirmos o corpo como uma complexidade do que somos e que pudemos estar sendo até o momento, bem como as escolhas futuras que faremos. Assumirmos que o corpo compreende o eu e o nós ao mesmo tempo. Isso quer dizer: o corpo faz parte do trajeto antropológico preconizado nos estudos do Imaginário por Gilbert Durand, em especial. Que as páginas deste livro permitam ao corpo falar, inventar, pensar, escolher e transformar-se. E sobretudo expandir-se! | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Oikos | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Imagem corporal | pt_BR |
dc.subject | Corpo humano | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | Memórias do corpo biográfico: como elas habitam em nós? | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Livros [6]
Abrange os arquivos de livros da área do Departamento de Fundamentos da Educação.