Educação ambiental e valores na escola como elementos para pensar o desenvolvimento territorial

Visualizar/ Abrir
Data
2019-09-30Autor
Camargo, Taíne Alexandra Ramires
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante do cenário de degradação ambiental, a Educação Ambiental (EA) surge para promover a sensibilização e compreensão dos acontecimentos de degradação da natureza; da exacerbada utilização dos recursos naturais do planeta e da necessidade de mudança de atitudes e valores em prol ao meio ambiente. Através da EA é possível trabalhar estratégias pedagógicas para a conscientização ambiental, principalmente com crianças e jovens nas escolas. A Educação em Valores Humanos, também representa um importante meio educacional, tem por finalidade fortalecer valores que são de extrema relevância para a formação do caráter do indivíduo e o exercício da cidadania. A partir desse contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver práticas educativas em EA baseada nos valores humanos, que contribuam para o processo de conscientização ambiental de alunos do segundo ano escolar de uma Escola Pública, localizada no sul do Estado do Rio Grande do Sul. Como aporte metodológico foi desenvolvido uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista e a pesquisa-ação, no intuito de promover a transformação de valores ambientais a partir de ações conjuntas. As Atividades foram desenvolvidas junto à turma durante sete encontros realizados na escola, os alunos mostraram-se receptivos e participativos durante o processo, contribuindo de forma satisfatória para a conclusão do trabalho.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: