Educação, disciplina e liberdade: compreensão da disciplina como modo de ser do homem no mundo e como possibilidade de viver em liberdade
Resumo
Este trabalho tem como tema “Educação, Disciplina e Liberdade”, investiga o conceito de disciplina como modo de ser do homem no mundo e procura fornecer subsídios para sua possibilidade no atual sistema capitalista. Tem por objetivo dar continuidade na formulação de uma argumentação teórica capaz de firmar a “Educação” como a maneira viável de ajudar na superação das contradições e desigualdades sociais, indicando o caminho da “disciplina” como possibilidade do homem viver no mundo em liberdade. Persegue a hipótese de que é possível a disciplina como modo de ser a partir de uma análise da obra do ucraniano Anton Semionovitch Makarenko e situa, no contexto histórico, a formação do socialismo e o surgimento de sua pedagogia. Descreve as linhas gerais do conceito de disciplina como a finalidade de todo o processo educativo e do regime, com suas normas e regras, que ajudam a educar. Constata que uma coletividade em autogestão não pode existir sem a disciplina. Em seguida procura situar as contribuições da disciplina makarenkiana para a atualidade, com a indicação da estética pedagógica e da técnica da felicidade futura como formas de valorizar a cultura na formação do caráter e da personalidade humana. Para tornar a disciplina modo de ser, aponta para a necessidade de disciplinar a vontade para buscar o esclarecimento e que a honestidade e a responsabilidade possibilitam tornar presente a felicidade futura. O trabalho chega às seguintes conclusões: 1) A disciplina como finalidade de todo o processo educativo, modo de ser, é viável e necessária para estabelecer a vida em liberdade; 2) A coletividade é entendida como o lugar do desenvolvimento humano; 3) O educador tem a missão de ser o responsável pela formação da disciplina e da coletividade.
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