A Voz do nome e o nome da voz: as denominações das coligações nas eleições para prefeito em 2012 e 2016.
Abstract
Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre coligações eleitorais, porém
volta seu olhar para um outro aspecto, sobre o qual não se identificou estudos
anteriores: as denominações das coligações. Atribuir uma denominação específica às
coligações formadas é uma opção que a legislação eleitoral faculta aos partidos.
Todavia, a propensão dos mesmos para atribuírem uma denominação às suas
coligações é ainda mais intensa do que sua propensão para se coligar. A pesquisa
tomou como objeto todas as coligações para prefeito, nas eleições de 2012 e 2016,
às quais foram atribuídas uma denominação específica (26.025 casos) e procurou
sistematizar as mensagens contidas nessas denominações em categorias sintéticas,
bem como investigou se essas categorias são influenciadas por características das
próprias coligações ou dos municípios nos quais os pleitos foram realizados. Foram
sistematizadas 11 categorias que buscam captar e representar o conteúdo dessas
mensagens. Após, analisou como as categorias foram utilizadas, considerando
variáveis relacionadas às características (internas) das coligações: Partido líder,
Posição ideológica, Posição no eixo governismo e Tipo de partido, bem como as
características (externas) dos municípios: Região geográfica, Unidade da federação,
Porte populacional e Tipo de disputa. Os resultados indicam que existem preferências
no uso de algumas categorias, quando se comparam as proporções como são
utilizadas pelas coligações, segundo as variáveis selecionadas. Esses se apresentam
mais consistentes no caso das características dos municípios por região, estado e
porte populacional e quanto às coligações com o partido líder.
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