Educação e crítica da modernidade: um encontro entre Rousseau e Hokheimer
Resumen
Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a relação entre educação e
modernidade nos seus aspectos de crise e de crítica servindo-se para tanto do
pensamento de Rousseau e de Horkheimer naquilo que eles têm em comum, ou
seja, a elaboração de uma crítica direcionada para a ciência moderna a qual está
orientada pela racionalidade instrumental. Procurou-se em Rousseau o germe da
crítica da modernidade, conforme esta foi pensada por Horkheimer e elaborada no
Discurso sobre as Ciências e as Artes, vencedor do prêmio da Academia de Dijon do
ano de 1750. Há uma relação intrínseca entre educação, razão e ciência
preponderante na modernidade e que continua vigente na atualidade. Envolvido pelo
triângulo modernidade-ciência-crise, encontra-se o modelo de educação hodierno
cujas raízes repousam na antiguidade juntamente com o advento da filosofia. No
primeiro capítulo, a educação foi abordada em seu aspecto geral como elemento
constitutivo da formação humana. Exposta a sua definição e os seus objetivos
primazes, construiu-se um panorama histórico a partir da comunhão entre educação
e racionalidade tal como se apresentava na Grécia antiga. A dissertação discute,
com ênfase para o advento da modernidade, o cenário educacional predominante à
época e sublinha o debate circundante até o momento da crítica rousseauniana e
sua similaridade com o pensamento de Horkheimer. No segundo capítulo, foi
abordada a crítica da modernidade baseada no pensamento de Rousseau e de
Horkheimer. Com o auxílio da história da filosofia, buscou-se a origem da
racionalidade tal como ela é entendida hoje. Partindo da Grécia antiga chegou-se à
modernidade, tempo de Rousseau, a partir de onde também estabelece-se a crítica
da triangulação a que está associada à educação. Traçando paralelos entre
Rousseau e Horkheimer, constata-se que há pontos de convergência entre o
pensamento rousseauniano e a Teoria Crítica. A análise da Teoria Crítica sobre a
educação é bastante contemporânea e visa contribuir para aprimorar a educação.
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