dc.creator | Silva, Stephane da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T17:20:01Z | |
dc.date.available | 2020-05-12 | |
dc.date.available | 2020-05-13T17:20:01Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Stephane da Silva. Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011. 104 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5337 | |
dc.description.abstract | recontextualization curriculum in the constitution of identities of teachers teaching a
course in law. In order to achieve this purpose the qualitative research approach
consisted of an exploratory study conducted at the Federal University of Rondônia
(UNIR), on the campus of Porto Velho, with teachers of the Law Course, owned by
the Department of Legal Sciences. Two teachers participated in the survey with the
legal regime of exclusive dedication. The methods included data collection through
semi-structured interviews and observations of teaching practice both. Data analysis
took as a reference on the theory of recontextualization Bernsteinian curriculum, and
critical theory curriculum de Silva (2007). Focused attention on issues consistent with
the relocation of the official discourse of the National Curriculum guidelines for
undergraduate courses in law by examining the Political Pedagogical Project and the
recontextualization of those guidelines and design practices in teaching the subjects.
It could be understood that even without professional teacher training specific to work
in higher education, identify themselves to teaching, are in this realization of their
professional and consider healthy coexistence among teachers. On the other hand,
the activities of daily academic curriculum related to the category recontextualization
factors seem to contribute to the process of identity formation of teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Curso jurídico | pt_BR |
dc.subject | Processos de recontextualização curricular | pt_BR |
dc.subject | Constituição de identidades docentes | pt_BR |
dc.subject | University | pt_BR |
dc.subject | Legal Course | pt_BR |
dc.subject | Legal Resumes | pt_BR |
dc.subject | Curriculum Processes Recontextualizing | pt_BR |
dc.subject | Constitution Teacher Identity | pt_BR |
dc.title | Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6507656416518174 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como principal objetivo identificar as influências do processo
de recontextualização curricular na constituição de identidades docentes de
professores de um curso de Direito. Com a finalidade de alcançar tal propósito a
pesquisa de abordagem qualitativa constituiu-se em um estudo exploratório
realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus de
Porto Velho, com os docentes do Curso de Direito, pertencentes ao Departamento
de Ciências Jurídicas. Participaram da pesquisa dois professores com regime
jurídico de Dedicação Exclusiva. A metodologia incluiu coleta de dados através de
entrevistas semi- estruturadas e observações da prática pedagógica de ambos. A
análise dos dados teve como referencial a teoria bernsteiniana acerca da
recontextualização curricular, e, a teoria crítica do currículo de Silva (2007). Focouse
a atenção em aspectos condizentes com a relocação do discurso oficial das
Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de graduação em Direito através da
análise do Projeto Político Pedagógico, bem como da recontextualização daquelas
diretrizes e projeto nas práticas pedagógicas dos sujeitos. Foi possível entender que
mesmo profissionais sem formação pedagógica específica para atuação no ensino
superior, se identificam com a docência, encontram nesta a sua realização
profissional e consideram salutar a convivência entre professores. Por outro lado, as
atividades do cotidiano acadêmico relacionadas à categoria recontextualização
curricular parecem ser fatores que contribuem para o processo de constituição
identitária dos docentes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | SILVA, Stephane da Silva. Constituição de identidades docentes de professores
de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011. 104 fls. Dissertação
(Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Maria Cecilia Lorea | |