Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular
Resumen
Esta dissertação tem como principal objetivo identificar as influências do processo
de recontextualização curricular na constituição de identidades docentes de
professores de um curso de Direito. Com a finalidade de alcançar tal propósito a
pesquisa de abordagem qualitativa constituiu-se em um estudo exploratório
realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus de
Porto Velho, com os docentes do Curso de Direito, pertencentes ao Departamento
de Ciências Jurídicas. Participaram da pesquisa dois professores com regime
jurídico de Dedicação Exclusiva. A metodologia incluiu coleta de dados através de
entrevistas semi- estruturadas e observações da prática pedagógica de ambos. A
análise dos dados teve como referencial a teoria bernsteiniana acerca da
recontextualização curricular, e, a teoria crítica do currículo de Silva (2007). Focouse
a atenção em aspectos condizentes com a relocação do discurso oficial das
Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de graduação em Direito através da
análise do Projeto Político Pedagógico, bem como da recontextualização daquelas
diretrizes e projeto nas práticas pedagógicas dos sujeitos. Foi possível entender que
mesmo profissionais sem formação pedagógica específica para atuação no ensino
superior, se identificam com a docência, encontram nesta a sua realização
profissional e consideram salutar a convivência entre professores. Por outro lado, as
atividades do cotidiano acadêmico relacionadas à categoria recontextualização
curricular parecem ser fatores que contribuem para o processo de constituição
identitária dos docentes.
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