Representações de gênero de docentes do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas
Resumen
Esta tese tem como foco a investigação sobre as representações de gênero de
docentes do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Pelotas,
procurando avaliar as influências que uma escola de arte pode exercer para (re)
constituir e (re) produzir uma estrutura simbólica de diferenças e desigualdades
entre homens e mulheres. Representações são os significados que sujeitos, objetos,
eventos, reais ou fictícios, passam a ter culturalmente e que são constituídos no
decorrer da história da humanidade. A base teórica desta pesquisa é o estudo de
gênero que trabalha com a concepção de que as identidades masculinas e
femininas são construídas nas relações de poder entre os dois sexos e nas relações
com a sociedade. A investigação sobre gênero e educação destacou as
experiências escolares, avaliando o seu papel para a constituição e reprodução das
diferenças sociais entre os sexos. Na abordagem sobre gênero e arte foram
desenvolvidos dois aspectos da História da Arte referentes à mulher: sua exclusão
como artista e produtora desta História e a forma de representação de imagens
femininas idealizadas. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar quais são e
como foram constituídas as representações de gênero presentes nas concepções de
docentes do IAD. Os demais objetivos foram os de identificar quais são as relações
entre as representações de gênero adquiridas durante a trajetória pessoal e aquelas
perceptíveis na trajetória de formação profissional; analisar qual é a contribuição da
formação docente em artes visuais para a construção das representações de gênero
apresentadas pelas professoras/es; analisar a percepção das/os professoras/es
sobre as representações de gênero nos conteúdos desenvolvidos nos cursos de
Licenciatura e Bacharelado no IAD; identificar as razões que levaram as/os docentes
do IAD a escolher a formação e o trabalho docente numa escola de artes visuais. A
metodologia de caráter qualitativo composta por entrevistas semi-estruturadas, tendo
como sujeitos de pesquisa quatro professoras e três professores, permitiu investigar
suas trajetórias de vida, desde as situações familiares, vivências escolares,
interações em outros campos sociais, até chegar às experiências no IAD. Com isso,
foi possível concluir que uma escola de artes visuais (IAD) participa na (re)
construção e (re) produção das representações de gênero de suas/seus docentes,
numa ação que não é isolada, uma vez que representa a continuidade de todo um
processo de constituição das identidades de gênero, iniciado na família e
desenvolvido nas demais instâncias de interação dos sujeitos. Processo que embora
não tenha sido percebido pelas/os docentes tornou-se visível em seus discursos, o
que permitiu verificar que essa constituição esteve calcada nas ações de instituição
das diferenças do que é ser homem e do que é ser mulher.
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