Show simple item record

dc.creatorMarcolla, Valdinei
dc.date.accessioned2020-05-18T22:53:21Z
dc.date.available2020-05-17
dc.date.available2020-05-18T22:53:21Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationMARCOLLA, Valdinei. As tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJA. 2011. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5415
dc.description.abstractThis research aims at identifying how information and communication Technologies (ICT) have been operated in schools and how school culture interfere in the way that ICT have been assimilated. The investigation is based on concepts of many authors, such as David Buckingham, Pierre Lévy, Tania Porto and Vani Kenski, to understand the introduction of ICT in the context of schools. The main issue is to discuss that ICT, when introduced in the school contexts, are relevant devices that allow a significant formation and transformation of the students in their practices in the school space/time. In order to do so, these technological devices need to become part of the teaching and learning processes – facilities and pedagogical materials –, what tends to be more and more meaningful to the students and teachers in the process of introducing ICT, to take it to themselves. The main research question is: How teachers and students are taken ICT in the pedagogical process in the Vocational course? The research is based on qualitative research that included documental analysis about the school and the Adult Education Program, observation in classrooms, and semi structured interviews with teachers, staff, and students. The findings point out several and distinctive ways teachers and students have been taken ICT into their practices. School contexts show us that different technological devices influence practices. It is possible to emphasize there is practices strongly influenced by tech devices and practices weakly influenced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectPROEJA ICTpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectVocational adult educationpt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJApt_BR
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies in teachers’ pedagogical practices in a Vocational Adult Education High Schoolpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2447741255744332pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.description.resumoO estudo procura identificar como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são apropriadas nos processos escolares e os reflexos da cultura escolar nesse movimento. Fundamenta-se, essencialmente, nos conceitos de David Buckingham, Pierre Lévy, Tania Porto e Vani Kenski, no que se refere aos estudos da inserção das TIC no contexto escolar, e nas ideias de David Tyack, Larry Cuban Babin e Antonio Viñao Frago, que analisam a constituição da cultura escolar. A ideia que se procura fundamentar no decorrer desta de pesquisa é a de que as TIC, quando inseridas nos contextos educacionais, são importantes dispositivos que possibilitam a formação dos sujeitos e a transformação de suas práticas nos espaços/tempos escolares. Mas, para que isso aconteça, esses dispositivos tecnológicos precisam tornar-se parte do processo escolar, constituindo-se como materiais escolares, o que tende a ser significativo no processo de apropriação (tomar para si) das tecnologias. Este aspecto é que justificou a investigação do seguinte problema: como as TIC estão sendo apropriadas nos processos pedagógicos do curso técnico integrado de Manutenção e Suporte em Informática – PROEJA do Campus Pelotas (IFSul)? A pesquisa pautou-se em pressupostos da abordagem qualitativa. Em que se procurou fazer um diagnóstico da realidade da Instituição e do Curso, campo deste estudo, mediante coleta de documento, observação direta das aulas e entrevista semiestruturada com professores e alunos do curso de Manutenção em Suporte em Informática. O trabalho discute o tema da apropriação das TIC na prática pedagógica docente e os reflexos da Cultura Escolar nesse processo de entrada delas na escola. Os resultados apontam para distintos usos e apropriação das TIC, que têm seus extremos entre práticas permeadas por diversos dispositivos tecnológicos, e práticas que desconsideram a presença das ferramentas tecnológicas no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMARCOLLA, Valdinei. As tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJA. 2011.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record