As tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJA
Resumo
O estudo procura identificar como as tecnologias de informação e comunicação
(TIC) são apropriadas nos processos escolares e os reflexos da cultura escolar
nesse movimento. Fundamenta-se, essencialmente, nos conceitos de David
Buckingham, Pierre Lévy, Tania Porto e Vani Kenski, no que se refere aos estudos
da inserção das TIC no contexto escolar, e nas ideias de David Tyack, Larry Cuban
Babin e Antonio Viñao Frago, que analisam a constituição da cultura escolar. A ideia
que se procura fundamentar no decorrer desta de pesquisa é a de que as TIC,
quando inseridas nos contextos educacionais, são importantes dispositivos que
possibilitam a formação dos sujeitos e a transformação de suas práticas nos
espaços/tempos escolares. Mas, para que isso aconteça, esses dispositivos
tecnológicos precisam tornar-se parte do processo escolar, constituindo-se como
materiais escolares, o que tende a ser significativo no processo de apropriação
(tomar para si) das tecnologias. Este aspecto é que justificou a investigação do
seguinte problema: como as TIC estão sendo apropriadas nos processos
pedagógicos do curso técnico integrado de Manutenção e Suporte em Informática –
PROEJA do Campus Pelotas (IFSul)? A pesquisa pautou-se em pressupostos da
abordagem qualitativa. Em que se procurou fazer um diagnóstico da realidade da
Instituição e do Curso, campo deste estudo, mediante coleta de documento,
observação direta das aulas e entrevista semiestruturada com professores e alunos
do curso de Manutenção em Suporte em Informática. O trabalho discute o tema da
apropriação das TIC na prática pedagógica docente e os reflexos da Cultura Escolar
nesse processo de entrada delas na escola. Os resultados apontam para distintos
usos e apropriação das TIC, que têm seus extremos entre práticas permeadas por
diversos dispositivos tecnológicos, e práticas que desconsideram a presença das
ferramentas tecnológicas no contexto escolar.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: