dc.creator | Marcolla, Valdinei | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T22:53:21Z | |
dc.date.available | 2020-05-17 | |
dc.date.available | 2020-05-18T22:53:21Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | MARCOLLA, Valdinei. As tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJA. 2011. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5415 | |
dc.description.abstract | This research aims at identifying how information and communication Technologies
(ICT) have been operated in schools and how school culture interfere in the way that
ICT have been assimilated. The investigation is based on concepts of many authors,
such as David Buckingham, Pierre Lévy, Tania Porto and Vani Kenski, to understand
the introduction of ICT in the context of schools. The main issue is to discuss that
ICT, when introduced in the school contexts, are relevant devices that allow a
significant formation and transformation of the students in their practices in the
school space/time. In order to do so, these technological devices need to become
part of the teaching and learning processes – facilities and pedagogical materials –,
what tends to be more and more meaningful to the students and teachers in the
process of introducing ICT, to take it to themselves. The main research question is:
How teachers and students are taken ICT in the pedagogical process in the
Vocational course? The research is based on qualitative research that included
documental analysis about the school and the Adult Education Program, observation
in classrooms, and semi structured interviews with teachers, staff, and students. The
findings point out several and distinctive ways teachers and students have been
taken ICT into their practices. School contexts show us that different technological
devices influence practices. It is possible to emphasize there is practices strongly
influenced by tech devices and practices weakly influenced. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | PROEJA ICT | pt_BR |
dc.subject | Teaching practices | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.subject | Vocational adult education | pt_BR |
dc.title | As tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJA | pt_BR |
dc.title.alternative | Information and Communication Technologies in teachers’ pedagogical practices in a Vocational Adult Education High School | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2447741255744332 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo procura identificar como as tecnologias de informação e comunicação
(TIC) são apropriadas nos processos escolares e os reflexos da cultura escolar
nesse movimento. Fundamenta-se, essencialmente, nos conceitos de David
Buckingham, Pierre Lévy, Tania Porto e Vani Kenski, no que se refere aos estudos
da inserção das TIC no contexto escolar, e nas ideias de David Tyack, Larry Cuban
Babin e Antonio Viñao Frago, que analisam a constituição da cultura escolar. A ideia
que se procura fundamentar no decorrer desta de pesquisa é a de que as TIC,
quando inseridas nos contextos educacionais, são importantes dispositivos que
possibilitam a formação dos sujeitos e a transformação de suas práticas nos
espaços/tempos escolares. Mas, para que isso aconteça, esses dispositivos
tecnológicos precisam tornar-se parte do processo escolar, constituindo-se como
materiais escolares, o que tende a ser significativo no processo de apropriação
(tomar para si) das tecnologias. Este aspecto é que justificou a investigação do
seguinte problema: como as TIC estão sendo apropriadas nos processos
pedagógicos do curso técnico integrado de Manutenção e Suporte em Informática –
PROEJA do Campus Pelotas (IFSul)? A pesquisa pautou-se em pressupostos da
abordagem qualitativa. Em que se procurou fazer um diagnóstico da realidade da
Instituição e do Curso, campo deste estudo, mediante coleta de documento,
observação direta das aulas e entrevista semiestruturada com professores e alunos
do curso de Manutenção em Suporte em Informática. O trabalho discute o tema da
apropriação das TIC na prática pedagógica docente e os reflexos da Cultura Escolar
nesse processo de entrada delas na escola. Os resultados apontam para distintos
usos e apropriação das TIC, que têm seus extremos entre práticas permeadas por
diversos dispositivos tecnológicos, e práticas que desconsideram a presença das
ferramentas tecnológicas no contexto escolar. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | MARCOLLA, Valdinei. As tecnologias de informação e comunicação na prática
pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJA. 2011.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | |