Decorações murais: técnicas pictóricas de interiores: Pelotas/RS (1878-1927).
Abstract
A dissertação tratou dos bens integrados ao patrimônio eclético historicista de
Pelotas, teve como objeto de estudo as técnicas pictóricas desenvolvidas sobre
as superfícies murais dos ambientes interiores: a escaiola, o estêncil, a pintura a
mão livre, o trompe l’oeil, a marouflage e o marmoreado. Analisou as decorações
parietais de nove edificações da cidade: o sobrado residencial de Alfredo
Gonçalves Moreira, filho do Barão de Butuí; as casas assobradadas do Barão de
São Luís; do Conselheiro Francisco Antunes Maciel; do Senador Joaquim
Augusto Assumpção; de Thereza Simões Dias da Costa; o Clube Caixeiral; a
Biblioteca Pública Pelotense; o Teatro Guarani e o Paço Municipal. Apresentou
as origens e o desenvolvimento das pinturas murais na História da Arte do
mundo ocidental, desde a Pré-História ao Ecletismo. Identificou o translado do
estilo arquitetônico e dos procedimentos decorativos para o Brasil. Comentou
sobre a formação da mão de obra brasileira e sobre os manuais usados por
artistas e artífices na área. Apresentou os edifícios e discorreu sobre os
materiais e as ornamentações pictóricas desenvolvidas nos ambientes interiores
dos prédios pelotenses elencados, identificou e exemplificou os procedimentos
encontrados nos casarões e realizou a leitura formal, iconográfica e iconológica
dos exemplares encontrados.
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