Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBarbosa Junior, Hélcio Fernandes
dc.date.accessioned2020-05-27T23:44:53Z
dc.date.available2020-05-27
dc.date.available2020-05-27T23:44:53Z
dc.date.issued2019-09-24
dc.identifier.citationBARBOSA JÚNIOR, Hélcio Fernandes. Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda. 2019. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5592
dc.description.abstractThis Doctoral thesis aims to reflect about how the umbandista culture has a knowledge production space through the Cute Umbanda as na expression. Of this knowledge and part of next questions: Wich knowlede is manifested through the bodies in the Cute Umbanda and in the education? What are the possible relationships between research writing, manifest knowledge trhough the bodies in the Cute Umbandas and the education? Assuming the inicial comprehension that Cute Umbandas in their two ways , as a meting of umbandistas for the achievement of religious rituals, as well as moviement of the body of the mediums through the Cute prepair theirselves tho receive the spiritual entity in their different forms. The Thesis is presented in three cute ways, the first is showed the methodologic way to be use; the second Cute, the theoretical framework that support the writting of the thesis; by the end, the third Cute, the reflection about the work fulfilled. The methodologic way is inspired by observant participation of Loïc Waquant (2002) and in the judicial processes of Conceição Evaristo (2047;2017a). From de epistemological point of view, search to understand and affirm the knwoledge production through, unique and plural ethical and aesthetic. Search show that Cute Umbanda propose a specific aesthetic, The Asthetic Cute, that is the place/time showed the unique knowledges of a religion that hasa own pedagogy. Reaffirms and follows the path proposed by Oliveira (2001;2008) where the spistemology relates to “ the seduction game” that culture promotes acording to its own contexto and meanings. Thus, the proposed thesis conceives that the body in the Cute Umbanda is an allegory that allows to access a unique way of knowledge. I also argue that a possible narrative acesse thread are to these knowledge individual ancestral memories individual and collective that this body express and that the writing research, here inpired by writing, can reflect.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGiras de Umbandapt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectProdução de saberespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCute Umbandapt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectknwoledge productionpt_BR
dc.titleDescruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda.pt_BR
dc.title.alternativeDiscover the arms and turn: knowledge and scribes in Umbanda.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9498403441584032pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoEsta tese possui como objetivo refletir sobre a cultura umbandista como um espaço de produção de saberes através das Giras de Umbanda como expressão desses saberes e parte das seguintes questões: quais os saberes manifestos através dos corpos nas Giras de Umbanda? Quais as possíveis relações entre a escrita de pesquisa, os saberes manifestos pelos corpos nas Giras de Umbanda e a Educação? Parte-se da compreensão inicial das Giras de Umbanda no seu duplo sentido, tanto como encontro de umbandistas para a realização dos rituais religiosos, como também enquanto movimento dos corpos dos médiuns que através da Gira se preparam para receber as entidades espirituais em suas diferentes formas. A tese é apresentada em três Giras. Em uma primeira Gira é demonstrado o caminho metodológico utilizado; já em uma segunda Gira, o referencial teórico que auxiliou na escritura da tese; e por fim, em uma terceira Gira, a reflexão sobre o trabalho realizado. O caminho metodológico é inspirado na participação observante de Loïc Waquant (2002) e nos processos e escrevivências de Conceição Evaristo (2017; 2017a). Do ponto de vista epistemológico, busca compreender e afirmar a produção de saberes através de sua ética e sua estética singulares e plurais. Busca mostrar que as Giras de Umbanda propõem uma estética específica, a Estética da Gira, que é o lugar no espaço/tempo em que se apresentam os saberes singulares de uma religião que possui uma pedagogia própria. Reafirma e segue o caminho proposto por Oliveira (2001; 2008), em que a epistemologia se relaciona com o “jogo de sedução” que a cultura promove de acordo com o seu contexto e significações próprias. Dessa maneira, a tese proposta concebe o corpo nas Giras de Umbanda é uma alegoria que possibilita acessar uma forma singular de saberes. Defende, ainda, que um possível fio narrativo de acesso para esses saberes são as memórias ancestrais individuais e coletivas que este corpo expressa e que a escrita de pesquisa, aqui inspirada na escrevivência, pode refletir.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem