dc.creator | Barbosa Junior, Hélcio Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T23:44:53Z | |
dc.date.available | 2020-05-27 | |
dc.date.available | 2020-05-27T23:44:53Z | |
dc.date.issued | 2019-09-24 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA JÚNIOR, Hélcio Fernandes. Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda. 2019. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5592 | |
dc.description.abstract | This Doctoral thesis aims to reflect about how the umbandista culture has a
knowledge production space through the Cute Umbanda as na expression. Of this
knowledge and part of next questions: Wich knowlede is manifested through the
bodies in the Cute Umbanda and in the education? What are the possible
relationships between research writing, manifest knowledge trhough the bodies in the
Cute Umbandas and the education? Assuming the inicial comprehension that Cute
Umbandas in their two ways , as a meting of umbandistas for the achievement of
religious rituals, as well as moviement of the body of the mediums through the Cute
prepair theirselves tho receive the spiritual entity in their different forms. The Thesis
is presented in three cute ways, the first is showed the methodologic way to be use;
the second Cute, the theoretical framework that support the writting of the thesis; by
the end, the third Cute, the reflection about the work fulfilled. The methodologic way
is inspired by observant participation of Loïc Waquant (2002) and in the judicial
processes of Conceição Evaristo (2047;2017a). From de epistemological point of
view, search to understand and affirm the knwoledge production through, unique and
plural ethical and aesthetic. Search show that Cute Umbanda propose a specific
aesthetic, The Asthetic Cute, that is the place/time showed the unique knowledges of
a religion that hasa own pedagogy. Reaffirms and follows the path proposed by
Oliveira (2001;2008) where the spistemology relates to “ the seduction game” that
culture promotes acording to its own contexto and meanings. Thus, the proposed
thesis conceives that the body in the Cute Umbanda is an allegory that allows to
access a unique way of knowledge. I also argue that a possible narrative acesse
thread are to these knowledge individual ancestral memories individual and collective
that this body express and that the writing research, here inpired by writing, can
reflect. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Giras de Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Produção de saberes | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Cute Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Ancestry | pt_BR |
dc.subject | knwoledge production | pt_BR |
dc.title | Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda. | pt_BR |
dc.title.alternative | Discover the arms and turn: knowledge and scribes in Umbanda. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9498403441584032 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese possui como objetivo refletir sobre a cultura umbandista como um espaço
de produção de saberes através das Giras de Umbanda como expressão desses
saberes e parte das seguintes questões: quais os saberes manifestos através dos
corpos nas Giras de Umbanda? Quais as possíveis relações entre a escrita de
pesquisa, os saberes manifestos pelos corpos nas Giras de Umbanda e a
Educação? Parte-se da compreensão inicial das Giras de Umbanda no seu duplo
sentido, tanto como encontro de umbandistas para a realização dos rituais
religiosos, como também enquanto movimento dos corpos dos médiuns que através
da Gira se preparam para receber as entidades espirituais em suas diferentes
formas. A tese é apresentada em três Giras. Em uma primeira Gira é demonstrado o
caminho metodológico utilizado; já em uma segunda Gira, o referencial teórico que
auxiliou na escritura da tese; e por fim, em uma terceira Gira, a reflexão sobre o
trabalho realizado. O caminho metodológico é inspirado na participação observante
de Loïc Waquant (2002) e nos processos e escrevivências de Conceição Evaristo
(2017; 2017a). Do ponto de vista epistemológico, busca compreender e afirmar a
produção de saberes através de sua ética e sua estética singulares e plurais. Busca
mostrar que as Giras de Umbanda propõem uma estética específica, a Estética da
Gira, que é o lugar no espaço/tempo em que se apresentam os saberes singulares
de uma religião que possui uma pedagogia própria. Reafirma e segue o caminho
proposto por Oliveira (2001; 2008), em que a epistemologia se relaciona com o “jogo
de sedução” que a cultura promove de acordo com o seu contexto e significações
próprias. Dessa maneira, a tese proposta concebe o corpo nas Giras de Umbanda é
uma alegoria que possibilita acessar uma forma singular de saberes. Defende,
ainda, que um possível fio narrativo de acesso para esses saberes são as memórias
ancestrais individuais e coletivas que este corpo expressa e que a escrita de
pesquisa, aqui inspirada na escrevivência, pode refletir. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |