O sujeito da educação : possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica.
Resumo
Este estudo, de natureza teórica, teve como escopo a compreensão acerca do sujeito da educação e, a partir da crítica à racionalidade moderna, problematizou a ontologia do sujeito da educação na intenção de propor complementariedade e aproximação com outras possibilidades formativas pela via de uma racionalidade denominada (auto)biográfica. A partir disto, tivemos uma problemática anunciada que nos remeteu à necessidade de resgatarmos a historicidade das matrizes teórico-epistemológicas da constituição do sujeito para que pudéssemos abrir novas possibilidades de compreensões sobre o problema de pesquisa, delimitado com a seguinte interrogação: Qual a contribuição do método (auto)biográfico à compreensão de sujeito da educação para além da racionalidade moderna? Desta questão surgiu a hipótese que foi construída nesta pesquisa: A compreensão de sujeito da educação implícita ao método (auto)biográfico constitui-se racionalidade (auto)biográfica. A aproximação com a temática, o problema de pesquisa e a hipótese desta tese foram, em termos metodológicos, desenvolvidas com base na postura hermenêutica-investigativa, o que significa que assumimos um caminho para o estudo bibliográfico de modo a opormo-nos ao reducionismo da razão objetiva. Assumimos a ideia de postura hermenêutica-investigativa em nome da dialógica que nos remete aos processos formativos que transitam entre o científico e o místico, entre o esclarecimento e o mito, entre o objetivo e o subjetivo. A tese foi dividida em três capítulos que buscaram aproximar-se da hipótese no sentido de apresentar elementos teórico-conceituais que nos mostram, desde a mitologia, a multiplicidade de formas existenciais que podem ser assumidas pelo sujeito da educação ou via educação do sujeito. Enquanto conclusão formal, dado o tempo cronológico da formação-doutoramento, a tese reconheceu e apresentou, a partir do diálogo entre racionalidade moderna e racionalidade (auto)biográfica, alargamentos compreensivos no horizonte formativo do sujeito da educação desta contemporaneidade. Em que pese a consciência acerca de nossa incompletude, reconhecemos, igualmente pela postura hermenêutica-investigativa, que o problema sobre o qual nos debruçamos não pode ser encerrado na perspectiva de Cronos, e permanecerá aberto, embora com provocações e compreensões pontuais, a outras interpretações.
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