Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorNeves, Júlia Guimarães
dc.date.accessioned2020-05-29T03:34:14Z
dc.date.available2020-05-27
dc.date.available2020-05-29T03:34:14Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.identifier.citationNEVES, Júlia Guimarães. O sujeito da educação : possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica. 2019. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5599
dc.description.abstractThis study, of theoretical nature, had as its scope the comprehension about the subject of education and, from the critique to modern rationality, problematized the ontology of the subject of education with the intention of to propose complementary and approach with other formative possibilities by way of a rationality denominate (auto)biographical. From this, we had an announced problem that refers to the need to rescue the historicity of the theoretical-epistemological matrices of the constitution of subjects so we could open new possibilities of understanding about the research problem, delimited with the following question: What is the contribution of the (auto)biographical method for understanding education beyond the modern rationality? From this question arose the hypothesis that was built in this research: The comprehension of education subject implicit in the (auto)biographical method constitutes to (auto)biographical rationality. The approach to the theme, the research problem and their hypothesis were, in methodological terms, developed based on the hermeneutic investigative posture, what means that we assumed a way to the bibliographical study in order to oppose to the reductionism of objective reason. We assumed the idea of a hermeneutic-investigative posture in the name of dialogic that refers to the formative processes that move between the scientific and the mystical, between the enlightenment and the myth, between the objective and the subjective. The thesis has been divided into three chapters that seek to approach to the hypothesis, presenting the theoretical-conceptual elements that show us, since the mythology, the multiplicity of existential forms that can be assumed by the education subject or through the education subject. The formal conclusion, given the chronological time of doctoral training, the thesis recognizes and presents, from the dialogue between modern rationality and (auto)biographical rationality, an improvement in comprehension in the formative horizon of the subject of education of this contemporaneity. We recognize our incompleteness, and from hermeneutic-investigative inquiry, assume that the problem that we looked through this thesis cannot be closed from Kronos's perspective, and it will keep opened to other interpretations, albeit with punctual provocations and understandings.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSujeito da educaçãopt_BR
dc.subjectRacionalidade modernapt_BR
dc.subjectMétodo (auto)biográficopt_BR
dc.subjectRacionalidade (auto)biográficapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSubject of educationpt_BR
dc.subjectModern rationalitypt_BR
dc.subject(Auto) biographical methodpt_BR
dc.subject(Auto) biographical rationalitypt_BR
dc.titleO sujeito da educação : possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica.pt_BR
dc.title.alternativeThe subject of education: formative possibilities of (auto) biographical rationality.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3012189720628803pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244287001731375pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, de natureza teórica, teve como escopo a compreensão acerca do sujeito da educação e, a partir da crítica à racionalidade moderna, problematizou a ontologia do sujeito da educação na intenção de propor complementariedade e aproximação com outras possibilidades formativas pela via de uma racionalidade denominada (auto)biográfica. A partir disto, tivemos uma problemática anunciada que nos remeteu à necessidade de resgatarmos a historicidade das matrizes teórico-epistemológicas da constituição do sujeito para que pudéssemos abrir novas possibilidades de compreensões sobre o problema de pesquisa, delimitado com a seguinte interrogação: Qual a contribuição do método (auto)biográfico à compreensão de sujeito da educação para além da racionalidade moderna? Desta questão surgiu a hipótese que foi construída nesta pesquisa: A compreensão de sujeito da educação implícita ao método (auto)biográfico constitui-se racionalidade (auto)biográfica. A aproximação com a temática, o problema de pesquisa e a hipótese desta tese foram, em termos metodológicos, desenvolvidas com base na postura hermenêutica-investigativa, o que significa que assumimos um caminho para o estudo bibliográfico de modo a opormo-nos ao reducionismo da razão objetiva. Assumimos a ideia de postura hermenêutica-investigativa em nome da dialógica que nos remete aos processos formativos que transitam entre o científico e o místico, entre o esclarecimento e o mito, entre o objetivo e o subjetivo. A tese foi dividida em três capítulos que buscaram aproximar-se da hipótese no sentido de apresentar elementos teórico-conceituais que nos mostram, desde a mitologia, a multiplicidade de formas existenciais que podem ser assumidas pelo sujeito da educação ou via educação do sujeito. Enquanto conclusão formal, dado o tempo cronológico da formação-doutoramento, a tese reconheceu e apresentou, a partir do diálogo entre racionalidade moderna e racionalidade (auto)biográfica, alargamentos compreensivos no horizonte formativo do sujeito da educação desta contemporaneidade. Em que pese a consciência acerca de nossa incompletude, reconhecemos, igualmente pela postura hermenêutica-investigativa, que o problema sobre o qual nos debruçamos não pode ser encerrado na perspectiva de Cronos, e permanecerá aberto, embora com provocações e compreensões pontuais, a outras interpretações.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Frison, Lourdes Maria Bragagnolo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem