Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português).
Resumo
O estado do Rio Grande do Sul, ao sul do Brasil, possui várias comunidades de
descendentes de imigrantes germânicos que migraram para o Brasil durante o
século XIX. Em muitos desses locais, como o município de Arroio do Padre, por
exemplo, o pomerano − um dos dialetos do alemão padrão − ainda é utilizado
como língua materna (VANDRESEN e CÔRREA, 2006; BANDEIRA, 2010,
BLANK, 2013) e as crianças nascidas nessas comunidades não raro possuem
o português como segunda língua, a qual, muitas vezes, é falada somente na
escola ou em contato com falantes nativos do português. Considerando o
contexto linguístico no qual estão inseridos ─ que se difere de um ambiente
monolíngue de aquisição da escrita ─ bem como as possíveis relações
existentes entre percepção e conhecimento linguístico durante o processo de
aquisição da escrita, o objetivo geral desta tese é descrever e analisar a
percepção de contrastes fonológicos das obstruintes do português e os erros
de escrita de crianças bilíngues (pomerano-português), intermediárias e
monolíngues do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, a fim de discutir as
possíveis diferenças na reorganização do conhecimento fonológico para cada
um dos grupos analisados. O estudo baseia-se na análise de testes de
percepção e de escrita controlada, realizados em 2018 e aplicados a 143
crianças distribuídas entre escolas dos municípios de Pelotas e Arroio do
Padre. Os resultados encontrados apontam para diferenças quanto ao
desempenho ortográfico e perceptual tendo em vista os grupos pesquisados. O
conhecimento linguístico dos Bilíngues reorganiza-se mais dinamicamente,
tornando o desempenho perceptual uma importante via para o
desenvolvimento das capacidades metalinguísticas, diferentemente dos
Monolíngues, cuja relação entre percepção e escrita não se faz de forma tão
direta. Já os Intermediários se constituem como o grupo com mais dificuldades
tanto na percepção quanto na escrita justamente por estarem em um ambiente
de imprecisão acústica. Entretanto, mesmo se utilizando de estratégias
distintas para a reorganização do conhecimento linguístico, todos os grupos
apresentam avanços consideráveis no processo de aquisição da escrita ao
longo dos anos pesquisados.
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