dc.creator | Blank, Marceli Tessmer | |
dc.date.accessioned | 2020-05-29T03:36:41Z | |
dc.date.available | 2020-05-28 | |
dc.date.available | 2020-05-29T03:36:41Z | |
dc.date.issued | 2019-09-05 | |
dc.identifier.citation | BLANK, Marceli Tessmer. Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português). 2019. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5603 | |
dc.description.abstract | The state of Rio Grande do Sul, South of Brazil, has several communities of
Germanic immigrant descendants who migrated to Brazil during the 19th
century. In many of these places, such as the municipality ofArroio do Padre, for
example, pomeranian - one of the dialects of Standard German - is still used as
a mother tongue (VANDRESEN and CORREA, 2006; BANDEIRA, 2010,
BLANK, 2013), and children born in these communities frequently have
Portuguese as their second language, which is oftenonly spoken at school or
when in contact with native portuguese speakers. Considering the linguistic
context in which these children are inserted - which differs from a monolingual
environment of writing acquisition - as well as the possible relations between
perception and linguistic knowledge during the writing process, the general
objective of this thesis is to describe and to analyze the perception of
phonological contrasts of the portugueseobstruents and the writing errors of
bilingual children (pomeranian-portuguese) intermediate children,and
monolingual children from 1st to 4th grades of elementary school, and to
discuss possible differences in knowledge reorganization for each of the
analyzed groups. The study is based on the analysis of perception and of
writing tests controlled, performed in 2018 and administrated to 143 children
from different schools in the municipalities of Pelotas and Arroio do Padre.
Results point to stages apparently more distinct concerning the level of
abstraction of spelling considering the groups researched. Bilingual language
knowledge reorganizes more dynamically, making perceptual performance an
important avenue for the development of metalinguistic capacities, unlike
Monolinguals, whose relationship between perception and writing is not so
straightforward. The Intermediates are the group with the most difficulties both
in perception and writing precisely because they are in an environment of
acoustic inaccuracy. However, even using different strategies for the
reorganization of linguistic knowledge, all groups show considerable advances
in the process of writing acquisition over the years surveyed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento linguístico | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject | Pomerano-Português | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Perception | pt_BR |
dc.subject | Linguistic knowledge | pt_BR |
dc.subject | Writing acquisition | pt_BR |
dc.subject | Bilingual children Pomeranian-Portuguese | pt_BR |
dc.title | Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português). | pt_BR |
dc.title.alternative | Perception and linguistic knowledge in bilingual students' writing acquisition (Pomeranian/Portuguese). | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1340839664491327 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342617922616660 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estado do Rio Grande do Sul, ao sul do Brasil, possui várias comunidades de
descendentes de imigrantes germânicos que migraram para o Brasil durante o
século XIX. Em muitos desses locais, como o município de Arroio do Padre, por
exemplo, o pomerano − um dos dialetos do alemão padrão − ainda é utilizado
como língua materna (VANDRESEN e CÔRREA, 2006; BANDEIRA, 2010,
BLANK, 2013) e as crianças nascidas nessas comunidades não raro possuem
o português como segunda língua, a qual, muitas vezes, é falada somente na
escola ou em contato com falantes nativos do português. Considerando o
contexto linguístico no qual estão inseridos ─ que se difere de um ambiente
monolíngue de aquisição da escrita ─ bem como as possíveis relações
existentes entre percepção e conhecimento linguístico durante o processo de
aquisição da escrita, o objetivo geral desta tese é descrever e analisar a
percepção de contrastes fonológicos das obstruintes do português e os erros
de escrita de crianças bilíngues (pomerano-português), intermediárias e
monolíngues do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, a fim de discutir as
possíveis diferenças na reorganização do conhecimento fonológico para cada
um dos grupos analisados. O estudo baseia-se na análise de testes de
percepção e de escrita controlada, realizados em 2018 e aplicados a 143
crianças distribuídas entre escolas dos municípios de Pelotas e Arroio do
Padre. Os resultados encontrados apontam para diferenças quanto ao
desempenho ortográfico e perceptual tendo em vista os grupos pesquisados. O
conhecimento linguístico dos Bilíngues reorganiza-se mais dinamicamente,
tornando o desempenho perceptual uma importante via para o
desenvolvimento das capacidades metalinguísticas, diferentemente dos
Monolíngues, cuja relação entre percepção e escrita não se faz de forma tão
direta. Já os Intermediários se constituem como o grupo com mais dificuldades
tanto na percepção quanto na escrita justamente por estarem em um ambiente
de imprecisão acústica. Entretanto, mesmo se utilizando de estratégias
distintas para a reorganização do conhecimento linguístico, todos os grupos
apresentam avanços consideráveis no processo de aquisição da escrita ao
longo dos anos pesquisados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Ana Ruth Moresco | |