dc.creator | Schmidt, Michele de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2020-05-29T03:38:56Z | |
dc.date.available | 2020-05-28 | |
dc.date.available | 2020-05-29T03:38:56Z | |
dc.date.issued | 2019-01-18 | |
dc.identifier.citation | SCHMIDT, Michele de Almeida. Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada. 2019. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5605 | |
dc.description.abstract | The theme of this thesis is the use and the interaction with wireless mobile
technologies. Its main purpose is to describe and analyze the interactions with these
technologies, with participants of the Media in Education course. The study aimed to
analyze how such interactions occur and whether they change the relations of the
subjects with the technologies, analyzing if these relations present contradictions. In
order to carry out the investigation, I built the process based on the theoreticalmethodological
principles of netnography (KOZINETS, 2014) and complex thinking
(MORIN, 2011a, 2012, 2015, 2016). The thesis is characterized as descriptiveexploratory,
as the intention was to describe and analyze the events based on the
discussions and opinions of the ones participating in the Media in Education course.
To do so, I used of the observation of virtual environments method as well as the
application of a questionnaire and a semi-structured interview. The result of the data
analysis was systematized in three axes of investigation: a) the participant subjects
suffer the influence of a society that uses the Wireless and Mobile Technologies
(WMT), as well as the media course also suffers the influence of these subjects; b) as
of different spaces, physical and virtual ones, the participants interacted with the WMT,
building a whole seen as the training place; c) the on-site school, where the participants
work as teachers, is a space that provides a training place, but, in this space, some
participants use the WMT, others do not. The thesis affirms that the interactions of the
subjects with the WMT in the Media in Education course, caused the expansion of the
spaces used, making them a training place. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias móveis e sem fio | pt_BR |
dc.subject | Netnografia | pt_BR |
dc.subject | Princípios da complexidade | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Continued training of teachers | pt_BR |
dc.subject | Wireless and mobile technologies | pt_BR |
dc.subject | Netnography | pt_BR |
dc.subject | Principles of complexity | pt_BR |
dc.title | Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada. | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers’ interactions with wireless mobile technologies in continued training context. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6434786116897141 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9604790118520059 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nörnberg, Marta | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema desta tese são os usos e as interações com as tecnologias móveis sem fio.
Tem como objetivo geral descrever e analisar as interações com essas tecnologias,
com os sujeitos participantes do curso de Mídias na Educação – edição 2017/1. O
estudo pretendeu analisar como ocorrem tais interações e se modificam a relação dos
sujeitos com as tecnologias, analisando se essas relações produzem contradições.
Para realizar a investigação, construí o processo com base nos princípios teóricometodológicos
da netnografia (KOZINETS, 2014) e do pensamento complexo
(MORIN, 2011a, 2012, 2015, 2016). A tese se caracteriza como descritivaexploratória,
pois a intenção foi a de descrever e analisar os acontecimentos com base
nas discussões e posicionamentos dos sujeitos participantes do curso de Mídias na
Educação. Para isso, fiz uso da observação de ambientes virtuais, da aplicação de
questionário e da entrevista semiestruturada. O resultado da análise dos dados foi
sistematizado em três eixos de investigação: a) os sujeitos participantes sofrem a
influência de uma sociedade que usa as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF), assim
como o curso de Mídias também sofre a influência destes sujeitos; b) a partir de
diferentes espaços, físicos e virtuais, os sujeitos participantes interagiram com as
TMSF, constituindo um todo identificado como lugar de formação; c) a escola
presencial, na qual os sujeitos participantes atuam como professsores, é um espaço
que oportuniza um lugar de formação, mas, nesse espaço, alguns sujeitos
participantes utilizam as TMSF, outros não. A tese sustenta que as interações dos
sujeitos com as TMSF no curso de Mídias na Educação provocaram a expansão dos
espaços ocupados, tornando-os um lugar de formação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orth, Miguel Alfredo | |