Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorTavares, Reginaldo da Nóbrega
dc.date.accessioned2020-05-29T03:40:39Z
dc.date.available2020-05-28
dc.date.available2020-05-29T03:40:39Z
dc.date.issued2019-04-26
dc.identifier.citationTAVARES, Reginaldo da Nóbrega. Educação, arte e engenharia: processos colaborativos. 2019. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5608
dc.description.abstractThis thesis analyzes the collaborative activities carried out by a group of professors and students of the visual arts and electronic engineering who together develop projects that are affirmed beyond the limits of their areas of formation. The research context is the Ateliê that occupies room 103 of the Arts Center of the Federal University of Pelotas (UFPel), and the period analyzed comprises the activities developed between 2012 and 2018. Research on this multidisciplinary space seeks to analyze the activities and projects that the group proposes and sets in motion with collaborative practices. The research problem is to question how these collectively developed collaborative activities could contribute with new learning and experiences in the formation of the group participants. It is hypothesized that this space can be considered "heterotopic", concept of Michel Foucault, and "mestizo", concept proposed by Icléia Borsa Cattani, when dealing with interdisciplinary relations, without defined limits, with numerous possible combinations. As methodological procedures were adopted: observation, listening, conversation, analysis of photographic records of the group's collection, annotations made during moments of interaction between participants, study of a part of the group's intellectual production, materials bibliographical and artistic and technological artifacts produced by the group during the period covered. The choice for cartographic writing takes the concept of "intercessors" by Gilles Deleuze to comment on encounters, crossings, relations and agency resulting from these compounds and these group compositions. The analyzes of the collaborative activities point to the "sensitive listening", the "watchful eye", concept of Josep Esquirol, the honest conversation and the studies of Michel Foucault on "parresía". The coexistence in this space can favor the students' self-esteem and motivation, necessary ingredients for the training processes, as well as the significant experiences that can come from there. The idea of a process that takes place through the act of "walking" not only in the literal sense, but also in the metaphorical sense, leads us to this imbalance necessary to "get out of place." Thus, the Möebius strip, which is also the source of Lygia Clark's "Walking" work, serves as an inspiration and guide to what is presented here.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.subjectProcessos colaborativospt_BR
dc.subjectHeterotopiapt_BR
dc.subjectMestiçagempt_BR
dc.subjectIntercessorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMultidisciplinarypt_BR
dc.subjectCollaborative processespt_BR
dc.subjectHeterotopypt_BR
dc.subjectMestizajept_BR
dc.subjectIntercessorspt_BR
dc.titleEducação, arte e engenharia: processos colaborativos.pt_BR
dc.title.alternativeEducation, art and engineering: collaborative processes.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0238478973177837pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0141183727711568pt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa as atividades colaborativas realizadas por um grupo de professores e estudantes das artes visuais e da engenharia eletrônica que juntos desenvolvem projetos que se afirmam além dos limites de suas áreas de formação. O contexto da pesquisa é o Ateliê que ocupa a sala 103 do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e o período analisado compreende as atividades desenvolvidas entre 2012 e 2018. A investigação sobre este espaço multidisciplinar busca analisar as atividades e projetos que o grupo propõem e coloca em movimento com práticas colaborativas. O problema de pesquisa é questionar de que modo estas atividades colaborativas desenvolvidas coletivamente poderiam contribuir com novas aprendizagens e experiências na formação dos participantes do grupo. Parte-se da hipótese que este espaço pode ser considerado “heterotópico”, conceito de Michel Foucault, e “mestiço”, conceito proposto por Icléia Borsa Cattani, ao tratar das relações interdisciplinares, sem limites definidos, com inúmeras combinações possíveis. Como procedimentos metodológicos foram adotados: a observação, a escuta, a conversa, a análise de registros fotográficos do acervo do grupo, as anotações realizadas durante os momentos de interação entre os participantes, o estudo de uma parte da produção intelectual do grupo, dos materiais bibliográficos e artefatos artísticos e tecnológicos produzidos pelo grupo durante o período abordado. A escolha pela escrita cartográfica toma o conceito de "intercessores" de Gilles Deleuze para comentar encontros, cruzamentos, relações e agenciamentos advindos destes compostos e destas composições em grupo. As análises das atividades colaborativas apontam para a “escuta sensível”, o “olhar atento”, conceito de Josep Esquirol, a conversa honesta e os estudos de Michel Foucault sobre “parresía”. A convivência neste espaço pode favorecer a autoestima e a motivação dos estudantes, ingredientes necessários para os processos de formação, bem como para as experiências significativas que podem advir daí. A ideia de um processo que se realiza através do ato de “caminhar” não só no sentido literal, mas igualmente no sentido metafórico, nos conduz a este desequilíbrio necessário para “sair do lugar”. Assim, a tira de Möebius que também é fonte ao trabalho “Caminhando” de Lygia Clark serve de inspiração e de fio condutor para o que aqui se apresenta.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Maria Manuela Alves


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem