Experiências estéticas na educação infantil: práticas pedagógicas desenhadas pela arte.
Abstract
A presente dissertação surge da necessidade de abordar a importância da arte
dentro do cotidiano da Educação Infantil. Compreendendo seu papel na formação
estética das crianças, espera-se responder a questão: Que espaços e tempos são
promovidos pelos professores de Educação Infantil para favorecer a ocorrência de
experiências estéticas no cotidiano das crianças? O objetivo geral desta pesquisa
consiste em analisar e problematizar a prática docente dos professores de Educação
Infantil do município de Pelotas no que se referem às experiências estéticas. Deste
modo, foi selecionada uma escola de Educação Infantil da rede municipal que é tida
como referência por apresentar uma proposta e um trabalho que inclui as artes
dentro do seu cotidiano. Participaram desta pesquisa, duas professoras titulares de
turmas de Pré 1 e Pré 2, da referida escola, que permitiram observações e
concederam entrevistas. O aporte teórico desta dissertação sustenta-se em autores
que apresentam importantes contribuições no campo da educação, educação
infantil, formação de professores e educação estética, tais como: Barbieri (2012),
Dewey (2011), Duarte Jr (2000), Cunha (2018), Nóvoa (2009), Ostetto (2011),
Perissé (2014), Saviani (2013), Vecchi (2017) e Vigotski (2010). Por meio desta
pesquisa, foi possível perceber que as professoras reconhecem a importância da
arte na educação infantil, buscam utilizá-la no cotidiano, mas sentem um despreparo
que acreditam ser fruto da formação acadêmica deficitária que tiveram. Segundo as
professoras, houve pouco estudo sobre arte durante a formação acadêmica, por
isso, é um desafio pensar propostas que façam uso das linguagens artísticas. Mais
ainda, pensar no desenvolvimento de uma educação estética, que tenha por objetivo
pensar tempos e espaços que possam favorecer experiências estéticas. Os tempos
e os espaços costumam ser pensados a fim de atenderem necessidades referentes
à organização da turma para execução de uma atividade e organização da rotina.
Assim sendo, percebe-se necessária a discussão e o estudo do tema apresentado
nesta dissertação a fim de que possamos avançar em prol de práticas pedagógicas
que sejam desenhadas pela arte, educando esteticamente nossas crianças desde a
educação infantil.
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