dc.creator | Silva, Andréia Haudt da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-01T21:55:53Z | |
dc.date.available | 2020-05-30 | |
dc.date.available | 2020-06-01T21:55:53Z | |
dc.date.issued | 2019-07-12 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Andréia Haudt da. Experiências estéticas na educação infantil: práticas pedagógicas desenhadas pela arte. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5627 | |
dc.description.abstract | This dissertation arises from the need to address the importance of art within the
daily life of early childhood education. Understanding their role in the aesthetic
formation of children, it is expected to answer the question: What spaces and times
are promoted by preschool teachers to favor the occurrence of aesthetic experiences
in the daily lives of children? The general objective of this research is to analyze and
problematize the teaching practice of kindergarten teachers in the city of Pelotas
regarding aesthetic experiences. Thus, it was selected a kindergarten school of the
municipal network that is considered as a reference for presenting a proposal and a
work that includes the arts within their daily lives. Two teachers from the Pre 1 and
Pre 2 classes of the referred school participated in this research, which allowed
observations and interviews. The theoretical contribution of this dissertation is
supported by authors who present important contributions in the field of education,
early childhood education, teacher education and aesthetic education, such as:
Barbieri (2012), Dewey (2011), Duarte Jr (2000), Cunha ( 2018), Nóvoa (2009),
Ostetto (2011), Perissé (2014), Saviani (2013), Vecchi (2017) and Vigotski (2010).
Through this research, it was possible to realize that the teachers recognize the
importance of art in early childhood education, seek to use it in daily life, but feel a
lack of preparation that they believe to be the result of deficient academic education
they had. According to the teachers, there was little study about art during the
academic formation, so it is a challenge to think about proposals that make use of
artistic languages. Moreover, think about the development of an aesthetic education,
which aims to think about times and spaces that may favor aesthetic experiences.
Times and spaces are usually designed to meet class organization needs for routine
activity and organization. Thus, it is necessary to discuss and study the theme
presented in this dissertation so that we can advance in favor of pedagogical
practices that are designed by art, aesthetically educating our children since early
childhood education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Experiências estéticas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic experiences | pt_BR |
dc.subject | Teacher formation | pt_BR |
dc.title | Experiências estéticas na educação infantil: práticas pedagógicas desenhadas pela arte. | pt_BR |
dc.title.alternative | Aesthetic experiences in early childhood education: pedagogical practices designed by art. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5923734999754985 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8058990518394490 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação surge da necessidade de abordar a importância da arte
dentro do cotidiano da Educação Infantil. Compreendendo seu papel na formação
estética das crianças, espera-se responder a questão: Que espaços e tempos são
promovidos pelos professores de Educação Infantil para favorecer a ocorrência de
experiências estéticas no cotidiano das crianças? O objetivo geral desta pesquisa
consiste em analisar e problematizar a prática docente dos professores de Educação
Infantil do município de Pelotas no que se referem às experiências estéticas. Deste
modo, foi selecionada uma escola de Educação Infantil da rede municipal que é tida
como referência por apresentar uma proposta e um trabalho que inclui as artes
dentro do seu cotidiano. Participaram desta pesquisa, duas professoras titulares de
turmas de Pré 1 e Pré 2, da referida escola, que permitiram observações e
concederam entrevistas. O aporte teórico desta dissertação sustenta-se em autores
que apresentam importantes contribuições no campo da educação, educação
infantil, formação de professores e educação estética, tais como: Barbieri (2012),
Dewey (2011), Duarte Jr (2000), Cunha (2018), Nóvoa (2009), Ostetto (2011),
Perissé (2014), Saviani (2013), Vecchi (2017) e Vigotski (2010). Por meio desta
pesquisa, foi possível perceber que as professoras reconhecem a importância da
arte na educação infantil, buscam utilizá-la no cotidiano, mas sentem um despreparo
que acreditam ser fruto da formação acadêmica deficitária que tiveram. Segundo as
professoras, houve pouco estudo sobre arte durante a formação acadêmica, por
isso, é um desafio pensar propostas que façam uso das linguagens artísticas. Mais
ainda, pensar no desenvolvimento de uma educação estética, que tenha por objetivo
pensar tempos e espaços que possam favorecer experiências estéticas. Os tempos
e os espaços costumam ser pensados a fim de atenderem necessidades referentes
à organização da turma para execução de uma atividade e organização da rotina.
Assim sendo, percebe-se necessária a discussão e o estudo do tema apresentado
nesta dissertação a fim de que possamos avançar em prol de práticas pedagógicas
que sejam desenhadas pela arte, educando esteticamente nossas crianças desde a
educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zamperetti, Maristani Polidori | |