dc.creator | Negretto, Carla | |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T23:48:59Z | |
dc.date.available | 2020-06-01 | |
dc.date.available | 2020-06-03T23:48:59Z | |
dc.date.issued | 2019-06-10 | |
dc.identifier.citation | NEGRETTO, Carla. Divisão sexual do trabalho no campo: autonomia, emancipação e empoderamento, uma experiência de Educação Popular no RS. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5643 | |
dc.description.abstract | This participant research deals with gender relations in the rural context of two Agrarian Reform settlements located in the interior of the municipality of Pinheiro Machado / RS. The general objective of this research is to investigate how the gender relations were constituted and developed in the settlements of the MST, starting from the Project of Extension undertaken by UFPel, relating crafts, art and teaching in workshops of creation, through the reference of Popular Education Feminist. They are subjects of investigation women and men farmers, peasants of Agrarian Reform, of the denominated settlements Santa Inácia and Alegrias. In order to carry out this research, we start from the rural daily life, exploring the social space and the lived experiences, giving women a voice about their life and work trajectories. The instruments for data collection included talk wheels, participant observation (notes in a field diary), craft workshops, debates and lectures on gender, work and patriarchy and registration of meetings through photographs. These methodological tools had a political foundation that made it possible to discuss the importance of the research process with a perspective on intervention in social reality. The autonomy, emancipation and empowerment of those involved were sought to work, and the awareness that it is necessary to change the relations that qualify and re-dimension the triple working day of women in the settlements, integrating this cultural paradigm as a component of social relations in patriarchal capitalism. The results indicate that, although situations of inequalities and women's invisibility still prevail, in addition to the tripartite work done by them, Feminist Popular Education has made significant improvements in the reality of women's life and work, the frontiers of inequality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.subject | Empowerment | pt_BR |
dc.title | Divisão sexual do trabalho no campo: autonomia, emancipação e empoderamento, uma experiência de Educação Popular no RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Sexual division of work in the field: autonomy, emancipation and empowerment, an experience of Popular Education in RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7621167605584086 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9365305712032453 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa participante, trata sobre as relações de gênero no contexto rural de dois assentamentos da Reforma Agrária localizados no interior do município de Pinheiro Machado/RS. Como objetivo geral dessa pesquisa pretende-se investigar como as relações de gênero se constituíram e se desenvolveram nos assentamentos do MST, partir do Projeto de Extensão empreendido pela UFPel, relacionando artesanato, arte e docência em oficinas de criação, através do referencial da Educação Popular Feminista. São sujeitos(as) de investigação mulheres e homens camponeses, assentados da Reforma Agrária, dos assentamentos denominados Santa Inácia e Alegrias. Para a realização dessa investigação, partimos do cotidiano rural, explorando o espaço social e as experiências vividas, dando voz às mulheres sobre suas trajetórias de vida e trabalho. Os instrumentos para coleta de dados contemplou rodas de conversa, observação participante (anotações em um diário de campo), oficinas artesanais, debates e palestras sobre gênero, trabalho e patriarcado e registro dos encontros por meio de fotografias. Estas ferramentas metodológicas tiveram um fundamento político que possibilitou discutir a importância do processo de investigação tendo como perspectiva a intervenção na realidade social. Buscou-se trabalhar a autonomia, emancipação e o empoderamento das envolvidas e a consciência de que é preciso mudar as relações que qualificam e redimensionam a tripla jornada de trabalho feminino nos assentamentos, inteirando esse paradigma cultural como um componente das relações sociais no capitalismo patriarcal. Os resultados indicam que, embora ainda prevaleçam situações de desigualdades e de invisibilidade da mulher, além da tripla jornada de trabalho realizado por elas, a Educação Popular Feminista possibilitou, de maneira significativa, melhorias objetivas na realidade de vida e trabalho das mulheres, deslocando paulatinamente as fronteiras da desigualdade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Márcia Alves da | |