dc.creator | Oliveira, Inácio Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T00:02:19Z | |
dc.date.available | 2020-06-01 | |
dc.date.available | 2020-06-04T00:02:19Z | |
dc.date.issued | 2019-07-05 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Inácio Ribeiro. Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5650 | |
dc.description.abstract | In this research an investigation was conducted in a collection of textbooks of the
High School History discipline, with the purpose of analyzing in what ways
gender, race and class are represented in the texts, in the figures, through the
presented contents. To perform this analysis, a theoretical construction was used
that encompasses aspects of different theories that complement each other, that
way the analyzes were performed in a best way. The concept of intersectionality
was used as a tool for understanding and analyzing the theories of gender, race
and class. Elements of decolonial theories have also been incorporated into the
analysis because they integrate and provide a more complete view of the themes.
The analyzes sought to understand how these three categories are constructed
and how they appear in the textbooks cited. It has been found that although
textbook authors want to be more inclusive about gender, race and class, in many
situations they end up putting these aspects in the background in ancillary texts,
which gives an impression that such themes are less important issues within the
larger historical processes. It was concluded that major reflections on the
production of teaching materials will still be necessary to produce more inclusive
materials that combat the reproduction of stereotypes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Classe | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Race | pt_BR |
dc.subject | Social class | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.title | Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.title.alternative | Constructions of gender, race and class identities in high school History textbooks. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8780351812406111 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9365305712032453 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa foi realizada uma investigação em uma coleção de livros
didáticos da disciplina de História de Ensino Médio, com o propósito de analisar
de que formas gênero, raça e classe são representadas nos textos, nas figuras,
através dos conteúdos apresentados. Para realizar esta análise, foi utilizada uma
construção teórica que abarca aspectos de teorias diferentes que se
complementam, de maneira que as análises fossem realizadas da melhor forma
possível. Foi utilizado o conceito de interseccionalidade, como ferramenta de
compreensão e análise entre as teorias de gênero, raça e classe. Às análises
também foram incorporados elementos das teorias descoloniais, por se
integrarem e proporcionarem uma visão mais completa dos temas. Nas análises
buscou-se compreender de que forma estas três categorias são construídas e
como aparecem nos livros didáticos citados. Foi constatado que, apesar de os
autores dos livros didáticos pretenderem ser mais inclusivos em relação a
gênero, raça e classe, acabam em muitas situações colocando estes aspectos
em segundo plano em textos auxiliares, o que serve para dar uma impressão de
que tais temáticas são assuntos menos importantes dentro dos processos
históricos maiores. Foi concluído que ainda serão necessárias grandes reflexões
sobre a produção de materiais didáticos, para que se possam produzir materiais
mais inclusivos e que combatam a reprodução de estereótipos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Márcia Alves da | |