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dc.creatorOliveira, Inácio Ribeiro
dc.date.accessioned2020-06-04T00:02:19Z
dc.date.available2020-06-01
dc.date.available2020-06-04T00:02:19Z
dc.date.issued2019-07-05
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Inácio Ribeiro. Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5650
dc.description.abstractIn this research an investigation was conducted in a collection of textbooks of the High School History discipline, with the purpose of analyzing in what ways gender, race and class are represented in the texts, in the figures, through the presented contents. To perform this analysis, a theoretical construction was used that encompasses aspects of different theories that complement each other, that way the analyzes were performed in a best way. The concept of intersectionality was used as a tool for understanding and analyzing the theories of gender, race and class. Elements of decolonial theories have also been incorporated into the analysis because they integrate and provide a more complete view of the themes. The analyzes sought to understand how these three categories are constructed and how they appear in the textbooks cited. It has been found that although textbook authors want to be more inclusive about gender, race and class, in many situations they end up putting these aspects in the background in ancillary texts, which gives an impression that such themes are less important issues within the larger historical processes. It was concluded that major reflections on the production of teaching materials will still be necessary to produce more inclusive materials that combat the reproduction of stereotypes.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectClassept_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectSocial classpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleConstruções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio.pt_BR
dc.title.alternativeConstructions of gender, race and class identities in high school History textbooks.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8780351812406111pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9365305712032453pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa foi realizada uma investigação em uma coleção de livros didáticos da disciplina de História de Ensino Médio, com o propósito de analisar de que formas gênero, raça e classe são representadas nos textos, nas figuras, através dos conteúdos apresentados. Para realizar esta análise, foi utilizada uma construção teórica que abarca aspectos de teorias diferentes que se complementam, de maneira que as análises fossem realizadas da melhor forma possível. Foi utilizado o conceito de interseccionalidade, como ferramenta de compreensão e análise entre as teorias de gênero, raça e classe. Às análises também foram incorporados elementos das teorias descoloniais, por se integrarem e proporcionarem uma visão mais completa dos temas. Nas análises buscou-se compreender de que forma estas três categorias são construídas e como aparecem nos livros didáticos citados. Foi constatado que, apesar de os autores dos livros didáticos pretenderem ser mais inclusivos em relação a gênero, raça e classe, acabam em muitas situações colocando estes aspectos em segundo plano em textos auxiliares, o que serve para dar uma impressão de que tais temáticas são assuntos menos importantes dentro dos processos históricos maiores. Foi concluído que ainda serão necessárias grandes reflexões sobre a produção de materiais didáticos, para que se possam produzir materiais mais inclusivos e que combatam a reprodução de estereótipos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Márcia Alves da


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