Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico.
Resumen
Esta dissertação tem como enfoque principal a recontextualização da disciplina de
Direito de Família, na Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas
(UFPel), partindo da visão dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por
meio de um estudo de caso, no qual analisou-se as imagens do Direito de Família
produzidas por alunos de uma turma do referido curso. Outrossim, entrevistou-se o
docente responsável pelo componente curricular. Investigou-se o próprio Direito de
Família como referência e inferência à recontextualização realizada em sala de aula.
Justificou-se o intento na medida em que o contexto social e, em especial, o próprio
Direito de Família assume a afetividade e não mais somente os vínculos biológicos.
Além disso, destaca-se as várias entidades familiares constituídas nesse cenário. O
embasamento teórico utilizado foi construído a partir de aspectos particulares da teoria
de Basil Bernstein, partindo de suas conexões entre currículo e poder, organização do
conhecimento e distribuição do poder. O método documentário de interpretação foi
utilizado para a análise das imagens. A partir do resultado da interpretação imagética
emergiu um conjunto de categorias, as quais também foram utilizadas para a
sistematização dos dados da investigação. Ao final, o trabalho propiciou conhecer a
recontextualização do Direito de Família em uma Faculdade de Direito de
Universidade Pública do Sul do país, vindo a contribuir com o campo de estudo do
Currículo e do Ensino Jurídico.
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