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dc.creatorPassos, Juliano da Rosa
dc.date.accessioned2020-06-04T00:10:31Z
dc.date.available2020-06-02
dc.date.available2020-06-04T00:10:31Z
dc.date.issued2019-09-26
dc.identifier.citationPASSOS, Juliano da Rosa. Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico. 2019. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5655
dc.description.abstractThis dissertation has as main focus the discipline of Family Law recontextualization in the bachelor’s degree at Federal University of Pelotas (UFPEL), pointed by the students' view. This is a qualitative research, conducted through a case study, which analyzed the images of family law produced by students from a especific class of the referred bachelor’s degree. By the way, the responsible teacher for the curricular component was interviewed. Family law was investigated as a reference and inference to recontextualization in the classroom. Justified the intention because the social context and, in particular, the Family Law, assumes the affection and not only the biological links. Also, the various family entities constituted in this scenario were highlighted. The theoretical basis used was built from particular aspects of Basil Bernstein's theories, starting from his connections between curriculum and power, knowledge organization and power distribution. The documentary method of interpretation was used to analysis the images. From the result of the imagery interpretation categories were emerged and used for the systematization of all the research data. At the end, the work allowed to view/know the recontextualization of Family Law in a bachelor’s degree of Public University in the south of the country, ending up contributing to the study of curriculum and legal education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRecontextualizaçãopt_BR
dc.subjectDireito de Famíliapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino Jurídicopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRecontextualizationpt_BR
dc.subjectFamily Lawpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectLegal educationpt_BR
dc.titleRecontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico.pt_BR
dc.title.alternativeFamily Law Recontextualization in a Undergraduate Course in the South of the country: an imagetic case study - contributions to the Curriculum and Legal Education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6003895268221064pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como enfoque principal a recontextualização da disciplina de Direito de Família, na Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), partindo da visão dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de um estudo de caso, no qual analisou-se as imagens do Direito de Família produzidas por alunos de uma turma do referido curso. Outrossim, entrevistou-se o docente responsável pelo componente curricular. Investigou-se o próprio Direito de Família como referência e inferência à recontextualização realizada em sala de aula. Justificou-se o intento na medida em que o contexto social e, em especial, o próprio Direito de Família assume a afetividade e não mais somente os vínculos biológicos. Além disso, destaca-se as várias entidades familiares constituídas nesse cenário. O embasamento teórico utilizado foi construído a partir de aspectos particulares da teoria de Basil Bernstein, partindo de suas conexões entre currículo e poder, organização do conhecimento e distribuição do poder. O método documentário de interpretação foi utilizado para a análise das imagens. A partir do resultado da interpretação imagética emergiu um conjunto de categorias, as quais também foram utilizadas para a sistematização dos dados da investigação. Ao final, o trabalho propiciou conhecer a recontextualização do Direito de Família em uma Faculdade de Direito de Universidade Pública do Sul do país, vindo a contribuir com o campo de estudo do Currículo e do Ensino Jurídico.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Cecilia Lorea


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