| dc.creator | Passos, Juliano da Rosa | |
| dc.date.accessioned | 2020-06-04T00:10:31Z | |
| dc.date.available | 2020-06-02 | |
| dc.date.available | 2020-06-04T00:10:31Z | |
| dc.date.issued | 2019-09-26 | |
| dc.identifier.citation | PASSOS, Juliano da Rosa. Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico. 2019. 220 f.
Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5655 | |
| dc.description.abstract | This dissertation has as main focus the discipline of Family Law recontextualization in
the bachelor’s degree at Federal University of Pelotas (UFPEL), pointed by the
students' view. This is a qualitative research, conducted through a case study, which
analyzed the images of family law produced by students from a especific class of the
referred bachelor’s degree. By the way, the responsible teacher for the curricular
component was interviewed. Family law was investigated as a reference and inference
to recontextualization in the classroom. Justified the intention because the social
context and, in particular, the Family Law, assumes the affection and not only the
biological links. Also, the various family entities constituted in this scenario were
highlighted. The theoretical basis used was built from particular aspects of Basil
Bernstein's theories, starting from his connections between curriculum and power,
knowledge organization and power distribution. The documentary method of
interpretation was used to analysis the images. From the result of the imagery
interpretation categories were emerged and used for the systematization of all the
research data. At the end, the work allowed to view/know the recontextualization of
Family Law in a bachelor’s degree of Public University in the south of the country,
ending up contributing to the study of curriculum and legal education. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Recontextualização | pt_BR |
| dc.subject | Direito de Família | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Jurídico | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Recontextualization | pt_BR |
| dc.subject | Family Law | pt_BR |
| dc.subject | Curriculum | pt_BR |
| dc.subject | Legal education | pt_BR |
| dc.title | Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Family Law Recontextualization in a Undergraduate Course in the South of the country: an imagetic case study - contributions to the Curriculum and Legal Education. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6003895268221064 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6507656416518174 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação tem como enfoque principal a recontextualização da disciplina de
Direito de Família, na Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas
(UFPel), partindo da visão dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por
meio de um estudo de caso, no qual analisou-se as imagens do Direito de Família
produzidas por alunos de uma turma do referido curso. Outrossim, entrevistou-se o
docente responsável pelo componente curricular. Investigou-se o próprio Direito de
Família como referência e inferência à recontextualização realizada em sala de aula.
Justificou-se o intento na medida em que o contexto social e, em especial, o próprio
Direito de Família assume a afetividade e não mais somente os vínculos biológicos.
Além disso, destaca-se as várias entidades familiares constituídas nesse cenário. O
embasamento teórico utilizado foi construído a partir de aspectos particulares da teoria
de Basil Bernstein, partindo de suas conexões entre currículo e poder, organização do
conhecimento e distribuição do poder. O método documentário de interpretação foi
utilizado para a análise das imagens. A partir do resultado da interpretação imagética
emergiu um conjunto de categorias, as quais também foram utilizadas para a
sistematização dos dados da investigação. Ao final, o trabalho propiciou conhecer a
recontextualização do Direito de Família em uma Faculdade de Direito de
Universidade Pública do Sul do país, vindo a contribuir com o campo de estudo do
Currículo e do Ensino Jurídico. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Leite, Maria Cecilia Lorea | |