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dc.creatorSilva, Nitiane Bitencourt da
dc.date.accessioned2020-06-04T00:12:53Z
dc.date.available2020-06-02
dc.date.available2020-06-04T00:12:53Z
dc.date.issued2019-08-23
dc.identifier.citationSILVA, Nitiane Bitencourt da. Encontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5658
dc.description.abstractThis research aimed primarely to understand the conceptions of the idealizers of the event entitled “Encontro sobre o Poder Escolar” in relation to teachers’ education. It also aimed to perceive which other understandings the event idealizers had about the theme in order to think about an event that was able to bring together teachers from elementary schools to discuss their practices and improve their knowledge. This event occurs in Pelotas, in the south of Rio Grande do Sul and is organized through experience discussion boards, conferences and cultural activities. The theoretical framework was based on the studies of Nóvoa (1988, 1995, 1999, 2003 2009, 2011, 2013), García (1999), Imbernón (2010), Freire (1980, 2014), among others. The teachers interviewed revealed that their understanding of teachers’ education is based on the conception of teachers’ training as a continuous process, a set of movements and moments of reflection about their practices, is their presence at school during the discussions of the actions and the management. We noticed the presence, in the teachers’ speeches, of the perspective that the “Encontro sobre o Poder Escolar” was innovative in the region and for this to happen, they were motivated to make it a way of empowerment for schools and teachers. It is possible to infer that the understanding that support the creation of events that add knowledge to elementary schools’ teachers need to create formative environments that consider teachers’ prior knowledge of their profession, and that inspire them to seek for their self-training at all times, prioritizing democratic management and the appreciation of education professionals.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPoder escolarpt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool powerpt_BR
dc.subjectConceptionspt_BR
dc.subjectTeachers’ Educationpt_BR
dc.titleEncontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras.pt_BR
dc.title.alternative“Encontro sobre o Poder Escolar” as teachers’ education: understandings from its idealizers.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5097479962801955pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlos, Lígia Cardoso
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo central compreender as concepções das idealizadoras do evento intitulado “Encontro sobre o Poder Escolar” em relação à formação de professores. Outro objetivo foi perceber quais outras compreensões acerca do tema tinham as criadoras do evento para pensar em um encontro que reunisse professores das escolas de educação básica, a fim de discutir suas práticas e aperfeiçoar os seus conhecimentos. Esse evento, acontece em Pelotas, na região sul do Rio Grande do Sul, e é organizado através de mesas de discussão de experiências, conferências e atividades culturais. O referencial teórico fundou-se nos estudos de Nóvoa (1988, 1995, 1999, 2003 2009, 2011, 2013), García (1999), Imbernón (2010), Freire (1980, 2014), dentre outros. As professoras entrevistadas revelaram que sua compreensão de formação de professores baseia-se na concepção de que a formação é um processo contínuo, é um conjunto de movimentos e de momentos de reflexão sobre suas práticas, é a presença da escola nas discussões das ações e da gestão. Percebemos a presença, nas falas das professoras, da perspectiva de que o Encontro sobre o Poder Escolar fosse inovador na região e, para que isso ocorresse, elas estavam motivadas a torná-lo uma forma de empoderamento da escola e dos professores. É possível inferir que as compreensões que sustentam a criação de eventos que agregam conhecimentos aos professores da educação básica precisam criar ambientes formativos que considerem os conhecimentos prévios dos professores acerca da sua profissão, e que os inspirem a buscar sua autoformação a todo instante, priorizando uma gestão democrática e a valorização dos profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib


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